Encontro discutirá oportunidades para o desenvolvimento de Montes Claros e região

Na próxima quarta-feira (12), será realizado na Associação Comercial e Industrial de Montes Claros (Acim), um encontro com 60 convidados com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico, social e sustentável do Norte de Minas. Entre palestras e apresentações de projetos, serão abordados temas como inovação, tecnologia, turismo e cultura.
“Queremos fomentar estes temas e trazer a experiência dos outros municípios para Montes Claros”, explica Jefferson Tolentino, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros (Codemc), uma das instituições organizadoras do encontro. Eventos semelhantes já foram realizados nas cidades de Divinópolis e Santa Rita do Sapucaí e, agora, representantes são convidados para compartilharem experiências.
De acordo com Tolentino, a programação atende demandas e propostas já desenvolvidas na cidade e na região. “Queremos fortalecer o turismo, os negócios de inovação e criatividade e a pesquisa científica. Nossa região tem potenciais que precisam ser observados por investidores e pelo governo estadual”, diz.
Tolentino ressalta que o Norte de Minas é um local de oportunidades. A região já é polo de desenvolvimento de energia solar, além de abranger o rio São Francisco. Também é conhecida como um polo de farmacologia, uma vez que sedia diversas empresas da área de farmácia no setor veterinário e humano.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Nossa região é um entroncamento rodoviário e aeroviário do País. Estamos numa posição privilegiada, ligando (parte do) Brasil ao Nordeste. Além disso, as empresas contam com incentivos fiscais e financeiros por estarmos na área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, a Sudene. São diversos incentivos que têm atraído essas empresas para cá e que podem trazer mais”, diz.
Tolentino ressalta que a região ainda possui outros potenciais como a cultura e o turismo. “O artesanato do Norte de Minas é surpreendente e temos aqui a única cordilheira do País, a Cordilheira do Espinhaço. Precisamos atrair turistas e movimentar nossa região”, comenta.
Para isso, uma proposta de capacitação para profissionais do turismo foi entregue à coordenação do ‘Movimento Minas 2032’, projeto capitaneado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO. “Temos uma demanda de profissionalização urgente nos setores de bar, restaurantes e hotéis”, alega Tolentino.
No quesito inovação e tecnologia, uma das palestras será apresentada pelo diretor-geral da Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins. Ele mostrará a importância da inovação em Minas Gerais.
Outra instituição participante do painel é a Fundação de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação do Norte de Minas – Fundetec – responsável por colaborar para o desenvolvimento científico-tecnológico e empreendedor da sociedade, por meio de soluções em gerenciamento de projetos de pesquisa, ensino e extensão das instituições parceiras e apoio aos novos modelos de negócios.
Movimento Minas 2032
O Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global (MM2032), idealizado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO, visa criar uma comunidade de desenvolvimento intersetorial para a construção de reflexões e ações para promover a consolidação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015. O movimento será representado na programação do evento pelo consultor Edgardo Cárceres e contribuirá para enriquecer o debate de desenvolvimento da região.
Desafios
Para que tantos projetos e incentivos sejam realizados, Jefferson Tolentino sabe que a região possui desafios e nesse encontro será importante discuti-los. “Nossas rodovias precisam de ajustes, o plano do governo estadual de estruturar as ferrovias precisa acontecer para darmos continuidade aos trabalhos em relação ao transporte de cargas. E é preciso um reforço e uma atenção nessa área de energia. Nosso encontro será importante para debater estes assuntos também”, conclui.
Ouça a rádio de Minas