Economia

Empresa de Minas Gerais inaugura complexo de energia eólica no Rio Grande do Norte

Complexo da Aliança Energia tem capacidade para abastecer 580 mil residências
Empresa de Minas Gerais inaugura complexo de energia eólica no Rio Grande do Norte
Foto: Divulgação Aliança Energia

A empresa Aliança Energia, com sede em Minas Gerais, inaugurou nesta terça-feira (21), o Complexo Eólico Acauã, no Rio Grande do Norte (RN). Com aportes de R$ 732 milhões, o empreendimento conta com quatro parques, onde estão instalados 26 aerogeradores e capacidade instalada de 4,2 megawatts (MW) cada.

As instalações foram construídas nos municípios de Santana do Matos, Lagoa Nova, São Vicente e Tenente Laurentino Cruz. Ao todo, o complexo conta com potência instalada de 109,2 MW e poderá abastecer aproximadamente 580 mil residências, considerando o padrão médio de consumo do Nordeste.

“A conclusão deste empreendimento contribuirá para a geração de energia renovável na matriz elétrica brasileira. Esta obra tornou-se referência em práticas seguras e sustentáveis no setor”, destaca o diretor administrativo do Complexo Eólico Acauã, Carlos Henrique Afonso.

Complexo de energia eólica conta com apoio da Cemig

Crédito: Divulgação/Aliança Energia

O empreendimento possui 17,7 quilômetros de linha de transmissão com 53 torres que conectam o complexo à subestação, integrando a energia gerada ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Além disso, para auxiliar na operação remota da planta, o complexo de energia eólica conta com apoio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Em relação à mão de obra, o Complexo Aliança Energia gerou mais de 800 empregos locais, ocupados em sua maioria por moradores do estado potiguar.

Dimensões dos quatro parques eólicos

ParqueMunicípiosWTGMW
Acauã ISantana do Matos1146,2
Acauã IISantana do Matos446,2
São Vicente7
Acauã IIISantana do Matos016,8
São Vicente3
Tenente Laurentino/Lagoa Nova1
Total26109,2

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas