Envios do e-commerce em Minas Gerais crescem 45% no 2º trimestre

O volume de envio de pacotes do comércio eletrônico cresceu 45% em Minas Gerais no segundo trimestre do ano, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Mapa da Logística, levantamento realizado pela Loggi, empresa de logística com atuação principal no e-commerce. Foi a quinta maior taxa de crescimento do envio de pacotes comercializados pela internet entre os estados brasileiros, envolvendo pequenos, médios e grandes negócios.
Assim, o Estado ultrapassou o Rio de Janeiro e foi a segunda unidade federativa que mais enviou pacotes entre abril e junho, atrás apenas do estado de São Paulo. No trimestre anterior, o volume mineiro cresceu 137% e ficou na terceira posição, atrás das quantidades de envios realizadas pelos estados fluminense e paulista.
Entre os estados com mais volume de pacotes recebidos do e-commerce, Minas Gerais ficou na segunda posição, atrás novamente do estado de São Paulo e seguido do Rio de Janeiro.
A diretora comercial da Loggi, Juliana Fracchia, explica que a dinâmica das entregas no País tem sido impulsionada não somente pelas grandes marcas, mas principalmente pelas pequenas e médias empresas (PMEs), que estão pulverizadas pelas diversas regiões do Brasil.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Além disso, as entregas das empresas mineiras estão cada vez mais indo para além das divisas do Estado. “Minas Gerais é um estado forte no comércio eletrônico e isso mostra a relevância regional em vendas e também ressalta a expansão de entregas nacionais, ou seja, os mineiros estão também ampliando seus negócios para clientes de outras localidades”, declarou.
Em Minas Gerais, aponta, os segmentos de moda, calçados, alimentos e farmácia são os que mais se destacam no e-commerce. A executiva da Loggi pontua que as categorias que mais se destacaram, tanto no Estado quanto no País, evidenciam novos interesses e necessidades do público, além do crescimento de setores tradicionais do comércio eletrônico.
O Mapa da Logística destaca que as regiões Sul, Sudeste, Nordeste – especialmente os estados da Bahia, Ceará e Pernambuco – são os principais protagonistas no volume de pacotes enviados e recebidos no segundo trimestre de 2025. O levantamento destaca ainda que o Centro-Oeste tem ganhado relevância, sobretudo pelo estado de Goiás.
Minas no e-commerce em pequenas e médias empresas
No segundo trimestre deste ano, Minas Gerais foi o terceiro estado do País na quantidade de envio de pacotes por PMEs, com 10% das remessas nacionais, atrás de Santa Catarina (16%) e São Paulo (40%). Entre os grandes negócios, o Estado também ficou na terceira posição no ranking nacional, mas com 5% do total de pacotes enviados no País. Com 65%, São Paulo liderou as remessas das grandes empresas, seguido por Santa Catarina, com 7%.
O levantamento da Loggi aponta que a região Sul do Brasil é uma oportunidade para os empreendedores digitais aumentarem suas vendas. Entre as pequenas e médias empresas, a região representou 18% dos destinos das vendas totais no País realizadas entre os meses de abril e junho. Entre as grandes marcas, o Sul foi o destino de 14% do total de envios no Brasil.
Datas comemorativas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, segundo a pesquisa, também impulsionaram o avanço das vendas e entregas em todo o País, e representaram 32% dos volumes de todo o segundo trimestre deste ano. O levantamento da Loggi considerou mais de 16 milhões de pacotes enviados em mais de 5 mil municípios das cinco regiões do Brasil, com uma base de 21 mil empresas de diferentes segmentos e regiões.
Ouça a rádio de Minas