EPR avalia participar dos próximos leilões de rodovias em Minas Gerais

O Grupo EPR, administradora de seis concessões rodoviárias em Minas Gerais, avalia a participação nos próximos leilões de rodovias federais no Estado. Formada com a parceria do grupo de infraestrutura Equipav com o fundo de investimento Perfin, a empresa acredita que os próximos três certames possuem projetos atrativos para o setor.
Em entrevista exclusiva ao Diário do Comércio, durante a apresentação do balanço de um ano de administração da concessão da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora (Zona da Mata), pela EPR Via Mineira, subsidiária do grupo, o diretor-presidente do Núcleo MG Federal da EPR, Luciano Louzane, não descartou a possibilidade de a empresa disputar mais um leilão no Estado, após vencer o certame da BR-040 há pouco mais de um ano.
“Nós estamos avaliando sim todas as oportunidades que estão surgindo, não só em Minas Gerais, mas em outros estados da federação”, disse. “Essa avaliação leva em conta uma série de dados e não é possível afirmar com relação à participação, mas que sim, estamos avaliando todas as oportunidades que estão surgindo com relação a leilão de rodovia”, disse.
Além das estradas em Minas Gerais, o Grupo EPR administra duas concessões de lotes de mais de 600 quilômetros (km), cada, formado por rodovias federais e estaduais no Paraná.
As próximas concessões de rodovias federais alvo de leilões da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) neste ano são a Rota Sertaneja, trecho de 530,6 km do lote das BR-153 e BR-262, que perpassa os estados de Goiás e Minas Gerais, previsto para seis de novembro; e a otimização contratual da Fernão Dias, segmento rodoviário de 569 km da BR-381 entre Belo Horizonte e São Paulo, previsto para 11 de dezembro.
O leilão da Rota das Gerais, lote de rodovias em Minas Gerais das BR-116 e BR-251, entre Montes Claros, no Norte do Estado, e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, ainda não tem data definida, mas previsão de ser realizado no início do próximo ano. Com aproximadamente 751,1 km, será o maior trecho de rodovias federais a ser concedido ao setor privado em todo o Estado.
Entre investimentos em obras de melhorias, ampliação de capacidade e serviços operacionais, as três concessões contam com aportes da ordem de R$ 10 bilhões a R$ 15,3 bilhões. O diretor-presidente do Núcleo MG Federal da EPR considera que os três projetos são atrativos para as concessionárias de rodovias e tem potencial de destravar investimentos em uma infraestrutura rodoviária deficitária.
Louzane ressalta ainda a concorrência que tem marcado os leilões de rodovias mais recentes, com novos entrantes, inclusive internacionais. “É importante destacar que nos últimos anos o número de players cresceu consideravelmente. Tem espaço para todos. O projeto sendo bom e atrativo para os grupos, com certeza haverá um avanço na entrega de propostas com os possíveis leilões futuros”, finaliza.
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