Economia

Espanhóis vencem leilão de concessão da BR-040 entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro

Consórcio Nova Estrada Real arrematou o leilão ao propor um desconto de 14% sobre a tarifa básica de pedágio prevista no edital
Espanhóis vencem leilão de concessão da BR-040 entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro
Intervenções na BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora | Foto: Divulgação EPR Via Mineira

O Consórcio Nova Estrada Real, formado pela Construcap e as empresas espanholas Ohla e Copasa Group, venceu o leilão de concessão do trecho de 218,9 quilômetros (km) das BR-040 e BR-495, entre Juiz de Fora, na Zona da Mata, e o Rio de Janeiro. Com a vitória no certame realizado nesta quarta-feira (30), na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, a empresa será a responsável por administrar as rodovias nos próximos 30 anos.

A gestora arrematou o leilão ao propor um desconto de 14% sobre a tarifa básica de pedágio prevista no edital. A empresa venceu a disputa contra dois concorrentes. São eles o grupo espanhol Sacyr, que ofereceu 1% de dedução, e o grupo EPR, que propôs dedução de 3,08%.

A assinatura do contrato de concessão deve acontecer até o dia 15 de agosto.

A empresa vencedora deverá investir R$ 8,8 bilhões no trecho das rodovias, ao longo de todo o período de concessão, sendo R$ 5 bilhões em obras para ampliação de capacidade e R$ 3,8 bilhões em serviços operacionais. A maior parte dos aportes estão concentrados nos primeiros seis anos de operação.

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O critério de julgamento do leilão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi o de maior desconto sobre a tarifa básica de pedágio. Os estudos de viabilidade foram elaborados pela agência Infra S.A. e aprovados pelo Ministério dos Transportes.

A subida da Serra de Petrópolis (RJ) é considerada o principal desafio do projeto do leilão da ANTT. A concessão exigirá que, durante todo o período de obras, a pista atual da subida da serra permaneça em operação, com manutenção em correção de buracos e fissuras, tratamento e selagem de trincas e correção e recomposição de juntas.

Após a liberação da nova pista de descida no local, a concessionária da rodovia será responsável pela recuperação completa do pavimento da atual pista de subida. As obras referentes à subida da serra deverão ser concluídas até o 6º ano de concessão, com algumas sendo finalizadas já no 5º ano.

Veja o que será feito na BR-040 e na BR-495 com a concessão

Além da duplicação de 13,1 km no trecho, a empresa que assume a concessão das rodovias entre Juiz de Fora e o Rio de Janeiro deverá fazer diversas obras, com destaque para a construção de:

  • 86,6 km de faixas adicionais;
  • três túneis;
  • 13 viadutos;
  • 13 correções de traçado;
  • 14,6 km de vias marginais;
  • área de escape;
  • ponto de parada e descanso para caminhoneiros;
  • 32 pontos de ônibus;
  • 12 passarelas;
  • 11,7 km de ciclovias;
  • sete passagens de fauna.

Trecho leiloado marcou a terceira relicitação da BR-040

O leilão desta quarta marcou a terceira relicitação da BR-040. O primeiro trecho, de Belo Horizonte a Juiz de Fora, sob a atual administração da EPR, foi relicitado em abril de 2024. O segundo, entre a capital mineira e Cristalina (GO), administrado pela Vinci Highways, foi relicitado em setembro do mesmo ano.

Ainda há uma quarta fatia a ser concedida, porém, não há previsão de quando isso vai acontecer – trata-se do pedaço entre Cristalina e o Distrito Federal, incluso no lote da Rota do Pequi, junto com as BRs 060 e 153.

O segmento entre a Zona da Mata e a cidade carioca é operado desde 1996 pela Concer, do grupo Triunfo. A concessionária alegou desequilíbrio econômico-financeiro e tentou, sem sucesso, renovar a concessão, prevista para terminar em 2021, mas conseguiu apenas estender a manutenção do trecho até um novo administrador, por meio de decisões judiciais.

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