Espanhóis vencem leilão de concessão da BR-040 entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro

O Consórcio Nova Estrada Real, formado pela Construcap e as empresas espanholas Ohla e Copasa Group, venceu o leilão de concessão do trecho de 218,9 quilômetros (km) das BR-040 e BR-495, entre Juiz de Fora, na Zona da Mata, e o Rio de Janeiro. Com a vitória no certame realizado nesta quarta-feira (30), na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, a empresa será a responsável por administrar as rodovias nos próximos 30 anos.
A gestora arrematou o leilão ao propor um desconto de 14% sobre a tarifa básica de pedágio prevista no edital. A empresa venceu a disputa contra dois concorrentes. São eles o grupo espanhol Sacyr, que ofereceu 1% de dedução, e o grupo EPR, que propôs dedução de 3,08%.
A assinatura do contrato de concessão deve acontecer até o dia 15 de agosto.
A empresa vencedora deverá investir R$ 8,8 bilhões no trecho das rodovias, ao longo de todo o período de concessão, sendo R$ 5 bilhões em obras para ampliação de capacidade e R$ 3,8 bilhões em serviços operacionais. A maior parte dos aportes estão concentrados nos primeiros seis anos de operação.
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O critério de julgamento do leilão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi o de maior desconto sobre a tarifa básica de pedágio. Os estudos de viabilidade foram elaborados pela agência Infra S.A. e aprovados pelo Ministério dos Transportes.
A subida da Serra de Petrópolis (RJ) é considerada o principal desafio do projeto do leilão da ANTT. A concessão exigirá que, durante todo o período de obras, a pista atual da subida da serra permaneça em operação, com manutenção em correção de buracos e fissuras, tratamento e selagem de trincas e correção e recomposição de juntas.
Após a liberação da nova pista de descida no local, a concessionária da rodovia será responsável pela recuperação completa do pavimento da atual pista de subida. As obras referentes à subida da serra deverão ser concluídas até o 6º ano de concessão, com algumas sendo finalizadas já no 5º ano.
Veja o que será feito na BR-040 e na BR-495 com a concessão
Além da duplicação de 13,1 km no trecho, a empresa que assume a concessão das rodovias entre Juiz de Fora e o Rio de Janeiro deverá fazer diversas obras, com destaque para a construção de:
- 86,6 km de faixas adicionais;
- três túneis;
- 13 viadutos;
- 13 correções de traçado;
- 14,6 km de vias marginais;
- área de escape;
- ponto de parada e descanso para caminhoneiros;
- 32 pontos de ônibus;
- 12 passarelas;
- 11,7 km de ciclovias;
- sete passagens de fauna.
Trecho leiloado marcou a terceira relicitação da BR-040
O leilão desta quarta marcou a terceira relicitação da BR-040. O primeiro trecho, de Belo Horizonte a Juiz de Fora, sob a atual administração da EPR, foi relicitado em abril de 2024. O segundo, entre a capital mineira e Cristalina (GO), administrado pela Vinci Highways, foi relicitado em setembro do mesmo ano.
Ainda há uma quarta fatia a ser concedida, porém, não há previsão de quando isso vai acontecer – trata-se do pedaço entre Cristalina e o Distrito Federal, incluso no lote da Rota do Pequi, junto com as BRs 060 e 153.
O segmento entre a Zona da Mata e a cidade carioca é operado desde 1996 pela Concer, do grupo Triunfo. A concessionária alegou desequilíbrio econômico-financeiro e tentou, sem sucesso, renovar a concessão, prevista para terminar em 2021, mas conseguiu apenas estender a manutenção do trecho até um novo administrador, por meio de decisões judiciais.
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