[ESPECIAL] Ações de promoção do café pelo Sistema Faemg:
![[ESPECIAL] Ações de promoção do café pelo Sistema Faemg:](https://diariodocomercio.com.br/wp-content/uploads/2018/12/baristas.jpg)
• 6ª edição da Semana Internacional do Café (novembro/18): fomento aos negócios, conhecimento e inovação. Destaque para a realização dos campeonatos mundiais de baristas, da conferência mundial de sustentabilidade, com a participação expressiva de compradores internacionais, e também para os recordes de público e negócios. O Sistema Faemg promoveu ainda o Espaço Café+Forte, tratando de temas como a apuração de custos de produção e o planejamento operacional da cafeicultura, bem como estratégias comerciais utilizando a qualidade e os aspectos sensoriais do café.
• Promoção e valorização dos “Cafés de Minas”, contextualizando as principais características da bebida presente em cada região produtora no nosso Estado (Cerrado Mineiro, Sul de Minas, Mantiqueira de Minas, Matas de Minas e Chapada de Minas).
• Expansão do Programa Café+Forte, levando ao cafeicultor mineiro informações sobre o custo de produção da cultura. É importante ferramenta de apoio na tomada de decisão em momentos complexos. Novidade em 2018 foi o lançamento de uma plataforma on-line que possibilitará o acesso direto do produtor na gestão de custo da atividade cafeeira. A perspectiva é que mais produtores possam acessar a tecnologia de custo e obter mais competitividade.
• Reunião da Comissão Técnica de Café (Faemg/CNA): na ocasião, foi discutida a linha do BNDES para renegociação de dívidas e as orientações para os cafeicultores, além de estratégias para implementação de políticas para garantia de renda e estocagem visando à melhoria nos preços.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
• 121ª Sessão do Conselho Internacional da Organização Internacional do Café (OIC): a Faemg participou do evento, que aconteceu no México, em abril, onde foram discutidas as preocupações do segmento produtor com o desequilíbrio entre oferta e demanda mundiais, já que persiste a pressão por parte dos importadores para que a produção global de café se expanda e também da sustentabilidade econômica dos cafeicultores.
• Assistência Técnica e Gerencial (ATeG): o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) atendeu cerca de 600 produtores nas regiões Sul e Matas de Minas. Em 2018, pelo segundo ano consecutivo, os produtores foram incentivados a participar da Semana Internacional do Café (SIC), onde puderam apresentar seus cafés em uma sala de cupping e negócios aos compradores internacionais presentes na feira.
Ouça a rádio de Minas