Economia

[ESPECIAL] Número de estabelecimentos rurais avança no Estado

Foram divulgados dados preliminares do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2017. Em Minas, há 607,4 mil estabelecimentos rurais – 10% a mais em relação ao censo anterior (2006).

Para essa situação, as justificativas são a maior eficiência na coleta dos dados, inserção de tecnologia e o desmembramento de terras.


Uso das áreas: pastagens (51%), matas naturais (24,4%), lavouras temporárias (10,5%), florestas plantadas (5,1%), lavouras permanentes (4,6%) e outros usos (4,4%).


“Os percentuais de lavouras permanentes e florestas plantadas em Minas equivalem a mais que o dobro do percentual ocupado por essas atividades no Brasil, em virtude das plantações de café, frutas e eucalipto no Estado”.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Agrotóxicos – No País, em 64% dos estabelecimentos, os produtores informaram que não utilizam agrotóxico. Em Minas, este número sobe para 70%. Ainda assim, o número de produtores que usam defensivos agrícolas no Estado aumentou 60%. No País, a alta foi de 20%. O Sistema Faemg, por meio do Senar, oferece cursos de capacitação sobre o uso de agrotóxicos, manejo integrado de pragas e doenças (MIP&D) e também sobre sistemas de produção orgânica.

Internet – A alta no número de estabelecimentos com acesso à internet foi de 1.790% no Brasil e de 2.114% em Minas Gerais. No Estado, 33% dos produtores declararam ter acesso à internet; no Brasil, esse percentual é de 28%.

Ocupação e mecanização – O censo atestou que há 1,82 milhão de pessoas ocupadas nos estabelecimentos do Estado. Acompanhando a tendência nacional, porém com menor intensidade, houve queda de 3,8% ou de 71 mil pessoas em relação ao último levantamento. Pelos dados, verifica-se que a gestão dos estabelecimentos é familiar, com as pessoas ocupadas tendo parentesco com o produtor.


Escolaridade – O nível dos produtores mineiros mostrou-se mais elevado que a média nacional. No Estado, o percentual com nível superior ou mais é de 8,54% e, no Brasil, 5,84%.

Mulheres – A participação das mulheres na direção dos estabelecimentos no Estado aumentou de 10,8% em 2006 para 14,4% em 2017.

Idade – A faixa etária dos produtores rurais apresentou acréscimo tanto no Brasil quanto em Minas Gerais. Em 2006, os produtores com mais de 45 anos representavam 67% do total em Minas Gerais e 60% no Brasil. Em 2017, esse número passou para 76% em Minas Gerais e 70% no Brasil.

Área irrigada – Essa área mais que dobrou em relação ao último censo (aumento de 116%), acréscimo bem superior à média nacional (52%). Enquanto representa 3% do total dos estabelecimentos no Estado, a área irrigada no Brasil é de 2%.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas