Economia

Espumante produzido na Serra da Mantiqueira é premiado

Leia os destaques desta semana dos associados do Sindijori-MG
Espumante produzido na Serra da Mantiqueira é premiado
Crédito: Wenderson Araujo/Trilux

O espumante Mirante do Vale, produzido a partir de uvas Chardonnay cultivadas na Fazenda Recreio, em São Sebastião do Grama (SP), na Serra da Mantiqueira, conquistou três medalhas de Ouro consecutivas no Wines Brazil Awards. A vinícola, que se dedica à vitivinicultura desde 2016, utiliza o método tradicional champenoise, e já produz espumantes como o Chardonnay Blanc de Blancs e o Rosé de Pinot Noir. A região de alta altitude e solos vulcânicos contribui para a qualidade das uvas, influenciando na mineralidade e frescor nos vinhos. (Balcão News – Belo Horizonte)

Documentário é lançado em Januária

O documentário Vapores do São Francisco, dirigido por Dêniston Diamantino, foi lançado em Januária, como a segunda parte da trilogia Navegantes do Velho Chico. O filme resgata a história das antigas embarcações que por muito tempo foram essenciais para o transporte entre Pirapora e Juazeiro/BA, unindo o povo barranqueiro e promovendo a integração cultural e econômica do Vale do São Francisco. O filme é composto por depoimentos, fotografias e acervos históricos, e destaca a importância da navegação no rio, especialmente no início do século XX. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Caratinga terá campus do IF

Caratinga acaba de dar um passo decisivo para a implantação de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste). Na busca de alternativas para a instalação do campus na cidade, o IF Sudeste MG considerou duas opções: uma que possibilitasse o início imediato das atividades e outra para a construção de uma nova sede. Em setembro deste ano, o IF Sudeste relatou dificuldades para disponibilização de um local adequado, mas, uma reunião realizada na última semana apresentou solução para o impasse. (Diário de Caratinga)

Patos na Rota do Café

A Rota do Café do Cerrado Mineiro, roteiro turístico da primeira Denominação de Origem (DO) de cafés do Brasil, antes restrito a Patrocínio, expandiu seus atrativos e passa a englobar propriedades cafeicultoras, torrefações, destilaria e vinhedos de Patos de Minas. O lançamento do novo itinerário foi na segunda-feira (18), no Salão DB Eventos (Av. Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 2094). Seis experiências farão parte da rota patense: Fazenda Chuá (Casa Bruxel Cafés e Vinhos); ⁠Fazenda Reserva Heitor; Dom Parrillo Torrefação; ⁠Destilaria Leblon; ⁠Vinhedos e Vinhos Alma Rios; e ⁠Café Santiago. (Folha Patense)

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Livro mostra cidades históricas

Nesta sexta (22), será lançado em Itapecerica o livro Cidades Históricas de Minas Gerais, que reúne textos e imagens sobre 33 cidades históricas do estado, destacando seu patrimônio, cultura e beleza natural. A obra, organizada pela Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, liderada pelo prefeito de Itapecerica, Wirley Reis – Têko, celebra a identidade e as manifestações culturais de Minas, com foco na preservação e divulgação dos bens históricos e naturais do estado. (Portal G37 de Notícias)

Rainha congolesa recebida em Poços

A rainha congolesa Diambi Kabatusuila chegou a Poços de Caldas na segunda-feira (18) e foi recepcionada na Associação Afro-Ancestral por Mãe Ana de Iansã. Houve um ritual na entrada da Casa em saudação aos ancestrais, que pode ser conferido no vídeo. “Estamos em contato com a assessoria da rainha desde 2022, passamos todo o ano de 2023 nesta conversa. Ela vem para conhecer o trabalho da Associação”, informa Mãe Ana de Iansã, zeladora da Umbanda com o Terreiro do Caboclo Pedra Branca e presidente da Associação Afro-Ancestral. (Poços Já – Poços de Caldas)

12ª Exposição Nacional de Orquídeas

A 12ª Exposição Nacional de Orquídeas ocorrerá de 22 a 24 de novembro na antiga Estação Ferroviária de Varginha, com entrada gratuita. O evento contará com expositores de Minas Gerais e São Paulo, oferecendo orquídeas, insumos e outros produtos relacionados ao cultivo das plantas. O horário de funcionamento será: sexta-feira (22), das 8h às 20h; sábado (23/11), das 8h às 19h; e domingo (24/11), das 8h às 15h. (Gazeta de Varginha)

Pesquisa descobre cavernas em Ibitipoca

O “Projeto Ibititur”, uma pesquisa realizada ao longo de mais de dois anos no Parque Estadual do Ibitipoca, em Lima Duarte, resultou na descoberta e catalogação de 64 cavernas, das quais 28 foram identificadas ou redescobertas. O estudo, apresentado no 1º Seminário de Pesquisas do Parque, incluiu a avaliação do potencial espeleoturístico de 13 cavernas, sendo nove abertas à visitação. Com base nas descobertas, foi criado um zoneamento ambiental espeleológico, que ajudará na gestão das visitas e na proteção das cavidades. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Concurso “Cidade de Ouro Branco”

A sétima edição do Concurso Literário “Cidade de Ouro Branco”, realizada pela Academia de Ciências, Letras e Arte de Ouro Branco (Aclaob) em 2024, registrou um recorde de 505 participantes, com categorias Nacional, Internacional e Estudantil. Foram premiados 71 textos. A competição, que homenageou os 300 anos da cidade, também premiou estudantes com textos sobre a história local. Os vencedores receberão certificados e os textos serão publicados em e-books. A Academia anunciou o lançamento do edital da oitava edição para dezembro de 2024. (Correio da Cidade – Conselheiro Lafaiete)

Super Queijo terá produção em Valadares

A queijaria Ribeiro Fiorentini, localizada em Governador Valadares, participará da produção do Super Queijo Supremo do Vale, com 40kg, que será fabricado a partir de 400 litros de leite. O projeto, que visa valorizar os queijos artesanais de Minas Gerais, reúne especialistas e produtores locais para criar um queijo de sabor único. Após o processo de fabricação, o queijo passará por uma maturação natural e será apresentado oficialmente em maio de 2025, no evento Made in Minas Gerais, em Belo Horizonte. Toda a arrecadação será destinada a instituições beneficentes de Governador Valadares. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

O DIÁRIO DO COMÉRCIO, em parceria com o Sindijori-MG, mantém um espaço de interação com os municípios mineiros através de seus veículos associados. A coluna Integra Minas é publicada às sextas-feiras e tem o objetivo de aproximar questões que impactam o ambiente econômico e empresarial do Estado em uma via de mão dupla, trazendo e levando informações criando uma rede que “Integra Minas”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas