Economia

Estado amplia participação em exportações de rochas ornamentais

Estado amplia participação em exportações de rochas ornamentais
Ao contrário dos outros estados exportadores, Minas Gerais tem forte presença com a venda de ardósias | Crédito: Divulgação

As exportações brasileiras de rochas ornamentais ao longo do primeiro trimestre deste ano cresceram 7,98% frente ao mesmo período em 2021, acumulando um total de US$ 281 milhões em faturamento. No período, Minas Gerais foi responsável por 11,8% das exportações nacionais e faturou US$ 33,4 milhões com as negociações.

No ano passado, o Estado respondeu por 9,9% dos embarques do setor no País. Nos primeiros meses do ano, a comercialização brasileira de chapas de granito foi destaque com alta de 62,2% e totalizando US$ 176,4 milhões.

De acordo com o gestor de projetos do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), Rogério Ribeiro, a demanda pelas rochas brasileiras no mercado externo é crescente e entre os fatores que impulsionam a procura estão a grande diversidade e a qualidade do produto.

“O Brasil está passando por uma mudança de matriz de produtos e a grande vitrine da vez são os quartzitos, que são materiais de alto valor agregado para obras de alto padrão e o Brasil se destaca pela diversidade de quartzitos. Ainda que outros países também possuam alguma coisa, o Brasil tem uma grande reserva de quartzito e uma grande geodiversidade, ou seja, uma grande gama de diferentes materiais e, isso, pelo valor agregado impacta no valor das exportação”.

Ainda segundo Ribeiro, Minas Gerais possui quartzitos em abundância, porém, nas exportações se destaca por outras rochas já que o polo industrial não é tão evoluído como de outros estados, como do Espírito Santo, que acaba processando a rocha mineira e exportando por lá.

“Minas Gerais é muito reconhecido por exportar ardósia e granito. Não se destaca muito pelo beneficiamento das rochas e sim como uma grande reserva mineral e uma geodiversidade impressionante. Minas Gerais é de uma riqueza quase inigualável. Só que muitos destes materiais são beneficiados em outros locais, como no Espírito Santo e no Ceará. Então, Minas é um grande gerador de bem mineral, mas ainda é reconhecido por exportar granito e ardosia”, explicou.

Responsável por 11,8% das exportações nacionais de rochas ornamentais e um faturamento de US$ 33,4 milhões no primeiro trimestre, o Estado possui um perfil exportador diferente do restante do Brasil se destacando no comércio de ardósias, enquanto os demais são mais focados na venda de granitos, quartzitos e mármores.

Dos US$ 33,40 milhões faturados de janeiro a março, cerca de US$ 13 milhões foram referentes à comercialização de ardósia. Desse montante, cerca de US$ 6 foram enviados para o Reino Unido e pouco mais de US$ 2 milhões para os Estados Unidos.

A segunda rocha mais exportada pelo Estado são os blocos de granito, que registram faturamento de cerca de US$ 11 milhões, no período. Quase 90% desse produto foi enviado para a China.

Os principais mercados de destino das rochas de Minas ao longo dos primeiros três meses do ano foram a China (43%), Reino Unido (18%) e Estados Unidos (11%).

A participação de Minas Gerais nas exportações de rochas ornamentais é crescente. O Estado encerrou 2021 com uma participação de 9,9%, com faturamento de US$ 132 milhões, e já atingiu 11,8% somente no primeiro trimestre.

Expectativa é de crescimento

Para o restante do ano, mesmo com os diversos desafios, as expectativas são positivas e o objetivo é superar o resultado de 2021, que foi recorde com as exportações movimentando US$ 1,34 bilhão e envio de 2,4 milhões de toneladas para 132 países .

“Estamos saindo do período de pandemia, o que é favorável, estamos retomando mercado que estávamos inseguros por não poder viajar. Ainda temos o impacto negativo porque a China está muito fechada ainda e Minas tem um volume bom de exportação para o país asiático. Mas a expectativa é ótima, não tenho como falar em números porque estamos em um ano de eleição, de Copa do Mundo, com guerra, são muitas as variáveis. Mesmo assim, a expectativa é que se o ano ficar morno, a gente poderia repetir o resultado do ano passado, mas pretendemos crescer”.

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