Estado dá início às concessões rodoviárias

Foram publicados, ontem, os dois primeiros editais do Programa de Concessões Rodoviárias para Minas Gerais. Os trechos estão localizados no Triângulo e no Sul do Estado. Os investimentos podem chegar a R$ 4,5 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão, sendo quase R$ 2,5 bilhões previstos nos oito primeiros anos.
São aproximadamente 1,1 mil quilômetros de rodovias localizadas na região do Triângulo (627,4 quilômetros) e no Sul de Minas (454,3 quilômetros) e abrangem 38 municípios.
Os leilões estão previstos para março e serão realizados na B3. O projeto do Governo de Minas Gerais e da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) conta com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
De acordo com a chefe do núcleo de estruturação de projeto da Seinfra, Fernanda Alen, as expectativas em relação às concessões dos dois primeiros lotes são positivas. Além de garantir maior segurança nas rodovias, a concessão resultará em ganhos de qualidade nas vias e na redução do custo logístico, gerando desenvolvimento para o Estado.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Estamos muito entusiasmados com os dois lotes. A previsão é de investimentos, no lote do Triângulo, em torno de R$ 2,5 bilhões e no Lote Sul de Minas em cerca de R$ 2 bilhões. Estes são investimentos aguardados pela população, principalmente, em relação à ampliação de capacidade das rodovias. Sabemos da importância disso tanto para a segurança viária quanto para a redução do tempo de viagem e do custo logístico”, explicou Fernanda.
A expectativa é que os recursos ampliem também a segurança e o conforto nas vias, com a inclusão de serviços para os usuários, como socorro mecânico, atendimento médico, combate a incêndios e apreensão de animais.
Segundo os dados da Seinfra, no lote do Triângulo, a BR-365 é a rodovia com maior volume de investimentos previstos. Serão feitas duplicações, além da implantação de acostamento e de faixas adicionais na rodovia. No mesmo lote, também está prevista a implantação de acostamento em 353 quilômetros e a construção do Contorno de Perdizes, bem como a execução de diversos dispositivos nas interseções rodoviárias. A concessionária ficará responsável pelos serviços de operação, manutenção e conservação dos trechos ao longo dos 30 anos de contrato.
Já no lote do Sul de Minas, a concessionária além de ser responsável pelos serviços de operação, manutenção e conservação da rodovia ao longo dos 30 anos de concessão, vai implantar 39 quilômetros de faixas adicionais, 335 quilômetros de acostamentos, dois contornos (um em Andradas e outro em Ipuiúna), e diversos dispositivos nas interseções rodoviárias.
“A gente sabe da importância destes investimentos nas rodovias. Estudos demonstram o quanto investimentos em infraestrutura transbordam para outras áreas. Temos uma estimativa de geração de quase 70 mil empregos considerando apenas os dois primeiros lotes e um impacto na arrecadação, sobretudo para os municípios envolvidos, de R$ 400 milhões a R$ 500 milhões anuais. Isso tudo associado à melhoria das vias, vemos um potencial muito grande de desenvolvimento econômico dessas regiões”.
Novos editais
Para os primeiros dois meses de 2022, está prevista a publicação de mais cinco editais para concessão de rodovias. O edital de Ouro Preto já está concluído. Os demais estão localizados entre Varginha e Furnas (432,8 quilômetros), Lagoa da Prata e Itapecerica (442,9 quilômetros), Arcos a Patos de Minas (231,3 quilômetros) e em São João del-Rei (452 quilômetros).
“Finalizamos a consulta pública de quatro lotes e temos agora o dever de casa de aprimorar o projeto a partir das contribuições da sociedade. Então, temos a expectativa de lançar três editais em janeiro, sendo um deles o de Ouro Preto que já concluímos, e mais dois em fevereiro”.
Ouça a rádio de Minas