Economia

Evento terá maratona de programação

O 11º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável (Sustentar), promovido pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental, tem como grande novidade a realização do primeiro “Hackathon Sustentar – Inovação e Soluções Sustentáveis”. A maratona de programação busca selecionar ideias de soluções inovadoras para os desafios globais do desenvolvimento sustentável, com ênfase em três áreas: Produção de Aço com Baixa Pegada de Carbono; Reciclagem Urbana; Economia Circular aplicada à Indústria do Aço.

O Hackathon será realizado nos dias 10 e 11 de novembro no Lemonade, na Unidade Administrativa II UFMG, no Campus Pampulha. Já a apresentação dos selecionados – o Demoday – acontecerá no dia 23 de novembro, na abertura do Sustentar 2018, na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Minas Gerais (Sebrae Minas), na região Oeste. O tema do Sustentar 2018 é “Desafios globais, soluções locais e o futuro tecnológico sustentável”.

De acordo com a diretora-executiva do Instituto Sustentar, Jussara Utsch, o Hackathon acontece em parceria com o Sebrae Minas e tem como patronos ArcelorMittal, Gerdau e Vallourec.

“A escolha dos temas tem a ver, claro, com as empresas patrocinadoras mas vai além disso. A indústria do aço e a mineração são dois pilares da nossa economia e têm cadeias produtivas extensas. Qualquer solução para esses setores tem um grande impacto na economia do Estado e na vida das pessoas. Os projetos apresentados devem manter um diálogo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 2015”, explica Jusssar Utsch.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


As inscrições devem ser feitas até o dia 4 de novembro no endereço http://sustentar.net/2018/. Podem participar pessoas físicas, grupos de pesquisa e até mesmo startups que já estejam estabelecidas. Serão selecionadas três equipes vencedoras que, além de prêmios num valor total de R$ 6 mil, terão orientação de profissionais especializados e contarão com acompanhamento de mentoria para o desenvolvimento das ideias.

“Essa é uma oportunidade de contribuir com soluções sustentáveis para o planeta, trocar experiências e conquistar uma premiação em dinheiro e apoio técnico em forma de mentoria e orientação especializada. Mais importante que a premiação, porém, é a oportunidade de ter o projeto absorvido por uma das empresas patrocinadoras”, avalia a diretora-executiva do Instituto Sustentar.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas