Economia

Exclusiva: novo presidente do BDMG fala sobre desafios e planos para o ano

Exclusiva: novo presidente do BDMG fala sobre desafios e planos para o ano
Marcelo Bomfim | Crédito: Bruno Simões

Empossado no último dia 24 de janeiro como novo diretor-presidente do Banco Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), o executivo Marcelo Bomfim, ex-superintendente regional da Caixa Econômica Federal, promete um novo olhar da instituição financeira para o interior do Estado, por meio de uma maior proximidade com os municípios. A diversificação da carteira de clientes também está entre os projetos da nova gestão.

Em entrevista exclusiva e em primeira mão ao DIÁRIO DO COMÉRCIO, Bomfim falou sobre desafios e planos para os próximos meses, expectativas e opiniões em relação ao mercado de crédito, bem como sobre o papel do banco no fomento aos projetos de diferentes frentes e envergaduras, com o objetivo maior de prover o desenvolvimento sustentável de Minas Gerais. E citando sustentabilidade, iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG) também terão um olhar especial.

“O mandato a que me foi confiado visa um trabalho para que o banco seja cada vez mais forte e necessário, e que promova o desenvolvimento de Minas Gerais, por meio do fomento à economia, em apoio aos municípios; que auxilie as autoridades municipais no enfrentamento de seus problemas e realidades locais, a busca por recursos ainda mais baratos para oferecer às micro e pequenas empresas e ainda fortaleça o crédito rural. Mas para isso, o banco precisa entender a realidade dos municípios”, afirmou em alusão a contribuição que poderá dar à instituição a partir de sua vasta experiência com as prefeituras de Minas Gerais.

Bomfim é mineiro de Tarumirim (Rio Doce), graduado em Direito, pós-graduado em Direito Processual, doutor em Ciências Jurídicas Sociais, com MBA em Gestão Pública e MBA em Consultoria Empresarial. Durante 33 anos, atuou como funcionário de carreira na Caixa, onde, por 19 anos, foi superintendente Regional na Capital, Região Metropolitana e em todas as regiões do estado de Minas Gerais.

Especialista em gestão pública, também auxiliou inúmeros municípios nos repasses de recursos do Orçamento Geral da União, financiamento, além de ser vocacionado para a capacitação de entes públicos. Ideia que também quer implementar no BDMG.

Diretor-presidente do BDMG, Marcelo Bomfim | Crédito: Bruno Simões
Diretor-presidente do BDMG, Marcelo Bomfim | Crédito: Bruno Simões

“Queremos intensificar a participação junto aos municípios mineiros para a capacitação de prefeitos, de entes públicos e demais autoridades municipais, para que possam conseguir recursos sejam do governo federal, sejam de organismos multilaterais em vistas ao desenvolvimento de Minas Gerais. Quanto mais o BDMG atrair investimentos com a sua participação, mais importante isso será para a economia do Estado”, adiantou.

O executivo substitui Sérgio Gusmão Suchodolski, que esteve à frente do BDMG entre 2019 e 2021. A nova diretoria do banco conta ainda com o administrador Gabriel Viégas, como vice-presidente. Já Marcela Brant, funcionária de carreira da instituição, permanecerá como diretora executiva e demais membros do colegiado ainda não foram anunciados.

A íntegra da entrevista poderá ser conferida na edição a ser veiculada entre os dias 05 e 07 de fevereiro.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas