Economia

Fundepar assume integralmente o BiotechTown

O BiotechTown continuará com suas atividades, e a Codemge passará a receber royalties do empreendimento
Fundepar assume integralmente o BiotechTown
Foto: Biotechtown/Divulgação

Com parte das atividades suspensas desde meados de 2023, o BiotechTown, hub voltado exclusivamente para áreas de biotecnologia e ciências da vida, localizado em Nova Lima (RMBH), passará a ter apenas um gestor. O Diário do Comércio apurou que a Fundepar, gestora de fundos e programas de investimentos ligada à Fundação de Apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (Fundep/UFMG), assume integralmente a gestão do empreendimento em breve.

Antes, o governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), detinha 49,5% das ações e a Fundepar – Fundep Participações reunia 50,5%. Houve um acordo para desfazer a sociedade.

O BiotechTown continuará com suas atividades, e a Codemge passará a receber royalties do empreendimento.

Para a diretora-presidente da Codemge, Luísa Barreto, a gestão integral da Fundepar contribuirá para o crescimento da empresa de biotecnologia, com perspectivas de grande impacto social e melhoria na qualidade de vida dos cidadãos mineiros.

“Entendemos que a Codemge cumpriu seu papel com esse fomento à biotecnologia e agora acertamos a transferência da nossa participação à Fundepar, que possui ampla expertise em negócios inovadores e o aval da UFMG. Esta é uma decisão relevante para a companhia, do ponto de vista empresarial, e para o setor de desenvolvimento de pesquisas e tecnologias em saúde no estado”, afirma.

BiotechTown e Fundepar: entenda o caso

Em 2023, o Diário do Comércio noticiou que os acionistas estavam revendo suas participações no empreendimento e paralisando os investimentos essenciais à continuidade do projeto.

Em maio daquele ano, havia a informação de que a maioria dos funcionários já havia sido dispensada e que o hub estava se mostrando economicamente inviável, com risco de encerramento das atividades, mesmo tendo recebido aportes vultosos nos últimos anos. Segundo uma fonte que pediu anonimato, a operação já estava no patamar mínimo.

O BiotechTown é um hub de inovação voltado ao desenvolvimento de empresas, produtos e negócios nas áreas de biotecnologia e ciências da vida. Foi estruturado em 2018, por iniciativa do Governo do Estado de Minas Gerais e da Codemge, com a parceria da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), por meio da Fundepar, além do apoio da UFMG.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas