Economia

Expectativa de emprego para o primeiro trimestre sobe no Brasil; Minas Gerais se destaca

44% das empresas brasileiras pretendem contratar novos profissionais neste período
Expectativa de emprego para o primeiro trimestre sobe no Brasil; Minas Gerais se destaca
Foto: Reprodução Adobe Stock

O mercado de trabalho no Brasil apresenta um cenário promissor, com perspectivas de novas oportunidades de emprego. De acordo com a Pesquisa de Expectativa de Emprego – Q1 2025, do ManpowerGroup, 44% das empresas brasileiras pretendem contratar novos profissionais ao longo do primeiro trimestre deste ano, 1% acima do registrado no período anterior.

O estado de Minas Gerais foi um dos destaques neste índice, com variação positiva de 29% no índice de pretensão de contratação, ficando atrás apenas do Paraná (32%).

O levantamento ainda aponta que a expectativa de emprego líquida no País para o período é de alta de 27%, cinco pontos percentuais (p.p.) abaixo do observado no último trimestre de 2024 (32%). O indicado é calculado subtraindo os empregadores que planejam fazer reduções na equipe daqueles que planejam contratar.

O country manager do ManpowerGroup Brasil, Nilson Pereira, explica que, embora tenha ocorrido essa leve diminuição na expectativa líquida de emprego, as perspectivas para o início de 2025 continuam otimistas.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“O primeiro trimestre costuma ser um período crucial para a contratação, e a confiança das empresas em expandir suas equipes reflete uma boa oportunidade para profissionais em busca de novos desafios”, comenta.

Apesar do recuo, a expectativa líquida de emprego no Brasil está acima da média global (25%). Dessa forma, o País ocupa a 11ª posição do ranking mundial, sendo o terceiro melhor entre os países da América Latina e o líder na América do Sul. O grande destaque foi a Índia, com 40% no indicador deste trimestre.

tecnologia da informação computador
Crédito: Reprodução Adobe Stock

Expectativa de emprego por estados e setores

Veja a lista de pretensão de contratações nos estados brasileiros:

  • Paraná (32%)
  • Minas Gerais (29%)
  • São Paulo (28%)
  • Rio de Janeiro (21%)

Nas demais regiões do País, a expectativa de contratação é de 25%. A cidade de São Paulo registrou uma porcentagem acima do estado, com 30% de intenção.

Já na divisão por setores, o segmento de Tecnologia da Informação (TI) ocupa o topo da lista no País, com 39%. Em seguida aparecem Energia & Serviços Públicos (35%), Finanças e Imobiliário (33%), Serviços de Comunicação (26%) e Indústria & Materiais (26%).

Quanto à comparação com o mesmo período de 2024, o setor de Serviços de Comunicação teve um aumento de 11 p.p. na expectativa de contratação, passando de 15% para os atuais 26%. Já o segmento de Saúde & Ciências da Vida caiu 28 p.p., passando de 46% para 18% no período, enquanto o grupo de Indústria & Materiais manteve a expectativa em 26%.

Para Pereira, a atração de novos colaboradores e os desafios para formar equipes têm sido temas centrais nas discussões do mercado. Ele explica que, nesse contexto, as empresas devem assumir a responsabilidade de investir no desenvolvimento contínuo de sua força de trabalho, oferecendo qualificação e treinamentos.

“Essas iniciativas não apenas preenchem a necessidade de habilidades específicas, mas também contribuem para a retenção e aumento da produtividade, sendo essenciais para o crescimento sustentável dos negócios em um mercado cada vez mais competitivo”, afirma.

Assim como no Brasil, o setor de TI também é o líder quanto às expectativas de emprego no mundo, com índice de 37%, 2 p.p. acima do registrado no trimestre anterior no mesmo período de 2024.

Os outros destaques foram: Finanças & Imobiliário (33%), Saúde & Ciências da Vida (27%), Indústria & Materiais (26%) e Transporte, Logística & Automotivo (24%).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas