Economia

Expectativa para o Dia dos Pais é positiva para o comércio varejista

Só em Belo Horizonte, de acordo com estimativas da CDL/BH, R$ 1,71 bilhão deve ser injetado na economia da capital com o Dia dos Pais.
Expectativa para o Dia dos Pais é positiva para o comércio varejista
No restaurante e choperia Pinguim, expectativa é de movimento 20% maior em relação ao Dia dos Pais do ano passado | Crédito: João Bosco

O Dia dos Pais, que será celebrado no próximo domingo (13), é mais uma data comemorativa que movimenta positivamente o comércio varejista do Estado. O apelo emocional da comemoração incentiva diversos setores, principalmente o de vestuário, calçados, perfumaria, eletroeletrônicos e artigos esportivos. Só em Belo Horizonte, de acordo com estimativas da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), R$ 1,71 bilhão deve ser injetado na economia da Capital.

Na loja de roupas Calvin Klein, do BH Shopping, o gerente comercial, André Lacerda, espera um aumento das vendas e aposta nas compras de última hora. “A gente sempre está otimista. Acredito que vamos ter um aumento de 10% de vendas neste Dia dos Pais (comparando com 2022). Sobretudo neste fim de semana, quando aumenta a procura das compras de última hora”, revela.

E Lacerda não aposta de forma errada, de acordo com dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG) não só ele, mas 85,8% dos empresários entrevistados acreditavam que os consumidores deixariam as compras para a última hora

O empresário Júlio Maia que comanda cinco lojas de calçados em Betim (MG), na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e está inaugurando a sexta loja na cidade esta semana, acredita que haverá um aumento de cerca de 15% nas vendas em relação ao ano passado. “A data não é tão boa quanto o Dia das Mães e dos Namorados, mas sempre dá uma aquecida”, afirma.

Ele explica que o comércio registra uma crescente desde a volta da pandemia, mas o aumento esperado para este ano, para ele, será um reflexo das políticas sociais implementadas pelo governo federal. “O varejista de shopping não sente muito este reflexo, mas a gente que é de rua sim. Estamos esperando um aumento, mas ainda não superamos o período pré-pandemia”, avalia.

O gerente comercial do restaurante e choperia Pinguim, João Bosco, também percebe um movimento maior no comércio desde o início do ano. Ele comenta, assim como o empresário dos calçados, que a data é mais fraca que o Dia das Mães e dos Namorados, mas aguarda um movimento maior que em 2022 em 20%. “Temos um preço atrativo que já é abaixo da média do setor e estamos trabalhando com um número de reservas maior este ano para garantir a lotação do espaço”, ressalta. Ele conta que a casa trabalha com reservas, mas também aguarda o público espontâneo.

Estratégias diversificadas para a busca do cliente 

Entre as estratégias usadas para atrair a clientela, o gerente da Calvin Klein conta que a loja realizou um happy hour para os ‘clientes-pais especiais’. “Foi uma confraternização muito positiva. Reunimos clientes, influenciadores e colaboradores da loja como uma forma de ‘mimo’ para eles”, disse.

Outro ponto estratégico ressaltado por Lacerda é o fim da coleção outono-inverno. “O Dia dos Pais coincide com o fim da coleção. Então, a loja fica repleta de promoções da coleção outono-inverno e cheia de novidades da coleção nova que está chegando”, diz. E os empresários usam mesmo este artifício. O item ‘promoções’ foi a ação mais citada (44,4%) por eles, na pesquisa realizada pela Fecomércio-MG, para impulsionar as vendas no período do Dia dos Pais.

Na loja de destilados Ambix, no Mercado Central, a aposta para a data são os combos personalizados e os produtos em tamanhos diferenciados. “Além das garrafas tradicionais, oferecemos destilados a granel. O cliente escolhe o tamanho e o modelo da embalagem na hora da compra e a gente faz o envasamento de forma personalizada”, conta Adriane Cysne, sócia-proprietária da loja.

Na destilaria, além dos combos, eles aceleraram a inauguração das obras de expansão da loja para ‘casar’ com a data especial. “Ainda estamos mexendo, mas conseguimos ‘inaugurar’ a expansão antes do Dia dos Pais, podendo oferecer uma gama maior de produtos que harmonizam com as bebidas que já vendíamos”, conta Adriane Cysne. A loja está com desconto especial nos principais produtos em comemoração aos pais e a inauguração da expansão. 

Por lá, eles também aguardam um crescimento de 10% nas vendas com relação ao ano passado. “As pessoas estão mais confiantes na economia, se permitindo gastar mais. Percebemos isso nas férias, que também é um importante período para nós e esperamos não ser diferente no Dia dos Pais”, diz a proprietária.

Comerciantes aderem às vendas no mundo virtual neste Dia dos Pais

É consenso que a pandemia incentivou os contatos pela internet no comércio de varejo. Em consequência desse fator, a pesquisa da Fecomércio-MG mostra que o mundo virtual desbancou a propaganda tradicional nas ações comerciais previstas para o Dia dos Pais. 

Depois das promoções, que foram postas em prática por 44% dos empresários entrevistados, 20,1% alegaram que utilizariam as redes sociais para estimular as vendas, enquanto a propaganda tradicional foi empregada por 19% dos varejistas.

As vendas on-line, de acordo com a pesquisa da Fecomércio-MG, representam até 10% do total do faturamento de 41,6% das empresas. Para 23% dos entrevistados, o faturamento varia de 10% a 25%. As redes mais utilizadas para vendas, conforme a pesquisa, são o aplicativo WhatsApp seguido do Instagram.  

André Lacerda, gerente da Calvin Klein conta que as redes sociais e o uso do whatsapp são importantíssimos para os processos de venda da loja atualmente. “A gente divulga promoções, repassa vendas para os vendedores da loja, fazemos atendimento, oferecemos produtos. Não dá para trabalhar sem eles mais”, conta.

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