Economia

Exportações de café para a China crescem

Leia os destaques desta semana dos associados do Sindijori-MG
Exportações de café para a China crescem
Crédito: Diego Vargas / Seapa

O café mineiro tem rompido barreiras geográficas e culturais e vem conquistando paladares do outro lado do planeta. Na semana do Dia Mundial do Café, comemorado no domingo (14/4), um dos destaques foi o crescimento das exportações para a China, que passaram por aumento vertiginoso nos últimos dez anos, alcançando a cifra de quase US$ 251 milhões em 2023. Com o avanço, o país asiático chegou ao patamar de sexto principal destino da produção cafeeira do estado. (Jornal de Patrocínio)

Café transforma vidas em Caratinga

Uma história que une laços familiares, paixão por café e políticas públicas que dão certo tem o poder de transformar toda uma comunidade. A família de Fernanda Eloise Sá de Andrade Ribeiro, do município de Caratinga, é cafeicultora há pelo menos quatro gerações, com produtos de alta qualidade. Uma experiência de sucesso, que teve início com a assistência técnica da Emater-MG e culminou com o selo do Programa Certifica Minas. A trajetória desta produtora rural, que remonta aos tataravós, é destaque no Dia Mundial do Café, celebrado domingo (14), e ilustra a dedicação aos cafés especiais produzidos na região das Matas de Minas (Diário de Caratinga)

Cemig investe na iluminação da Ufop

A Cemig concluiu a modernização do sistema de iluminação em várias unidades da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) da companhia. O investimento de cerca de R$ 1,5 milhão, aprovado por meio de chamada pública em 2022, permitiu a substituição de 987 lâmpadas por luminárias e refletores de led em quatro locais da Ufop. Com essa atualização, espera-se uma economia de energia significativa. Os benefícios incluem economia financeira para a Ufop, maior vida útil e qualidade da iluminação. (Andradas Hoje)

Belo Horizonte desenvolve programa para inclusão

O programa “Estamos Juntos” de Belo Horizonte busca promover a inclusão produtiva da população em situação de rua por meio de parcerias com empresas e entidades. Desde 2019, o programa oferece oportunidades de qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho e estímulo ao empreendedorismo. Em parceria com a Rede Cidadã desde 2023, mais de 300 pessoas foram qualificadas e 210 participaram ou estão inseridas em frentes de trabalho. (Edição do Brasil – Belo Horizonte)

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Medalha homenageia mulheres em Araxá

Anualmente, a Câmara Municipal de Araxá realiza a cerimônia de entrega da Medalha Leonilda Montandon, homenageando mulheres que se destacam na sociedade por seu trabalho educacional, empresarial, social, filantrópico, cultural ou artístico. A cerimônia deste ano homenageou empresárias, comunicadoras, profissionais da saúde e principalmente educadoras. Durante o evento, também foi entregue o troféu Dona Carlota de Melo pela Câmara da Mulher Empreendedora da ACIA. (Jornal Clarim – Araxá)

Usiminas reduz 15% de emissões

A Usiminas lançou um plano de descarbonização com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 por tonelada de aço bruto produzido em 15% até 2030, baseando-se em 2019. Esse plano faz parte da agenda ESG da empresa e se concentra em quatro eixos principais: eficiência energética, otimização do mix de matérias-primas, substituição parcial de combustíveis por biomassa e aumento da utilização de energia renovável.

Usiminas
Crédito: Divulgação / Usiminas

O presidente da Usiminas, Alberto Ono, destaca que a descarbonização é uma oportunidade para impulsionar a inovação, competitividade e crescimento sustentável de longo prazo da companhia. (Folha do Povo – Itatiaiuçu)

Festival de Cachaça e Gastronomia

Congonhas se prepara para sediar dois eventos culturais e gastronômicos imperdíveis: o 1º Festival de Cachaça “Congonhas do Campo 2024” e a 10ª edição do “Circuito Gastronômico Congonhas Sabores”. O festival de cachaça celebra uma das bebidas mais emblemáticas de Minas Gerais e comemora os 10 anos do circuito gastronômico. O Circuito Gastronômico, de 18 a 21 de abril, será uma oportunidade para os amantes da culinária explorarem sabores autênticos da região, destacando sua identidade cultural e ingredientes locais. (Correio da Cidade – Conselheiro Lafaiete)

Superinter reúne varejo supermercadista

A Convenção e Feira de Supermercados do Interior (Superinter) da Zona da Mata reúniu o varejo supermercadista e a indústria fornecedora em evento realizado entre os dias 17 e 18, no Expominas. Essa é a segunda edição do evento. De acordo com a organização, são dois dias focados em fazer negócios, estimular o relacionamento empresarial e promover exposição de marcas em uma feira com fornecedores locais, regionais e nacionais. Na edição do ano passado, a Superinter reuniu mais de dois mil participantes, vindos de 75 municípios para o evento. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Fetec Agro 2024 em Paraíso

A Fetec Agro é uma feira tecnológica do agronegócio realizada em São Sebastião do Paraíso, promovida pela ACISSP Agro. O evento, que acontecerá até o dia 20 de abril, busca impulsionar os negócios agropecuários na região, oferecendo um ambiente propício para interações entre produtores e empresas. Com uma área de expositores ampliada e uma programação diversificada de palestras e painéis, a feira também traz novidades como oficinas de barismo e workshops sobre café na Arena Arábica, refletindo o compromisso com o desenvolvimento e a inovação do setor agrícola. (Jornal do Sudoeste – São Sebastião do Paraíso)

O DIÁRIO DO COMÉRCIO, em parceria com o Sindijori-MG, mantém um espaço de interação com os municípios mineiros através de seus veículos associados. A coluna Integra Minas é publicada às sextas-feiras e tem o objetivo de aproximar questões que impactam o ambiente econômico e empresarial do Estado em uma via de mão dupla, trazendo e levando informações criando uma rede que “Integra Minas”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas