Fábrica de latas da Canpack em Poços de Caldas começará a ser construída em 2025

A fábrica de latas da Canpack em Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, deve sair do papel em breve. A construção da nova unidade da empresa, uma das líderes globais em embalagens para bebidas, está prevista para começar no primeiro trimestre do próximo ano.
No início deste mês, a companhia assinou um protocolo de intenções com a prefeitura local formalizando a instalação. O empreendimento chegou a ser anunciado em julho de 2022, entretanto, foi adiado por decisão estratégica da fabricante, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do município, Franco Martins.
O Executivo de Poços de Caldas encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei que autoriza a doação de uma área de 164,4 mil metros quadrados para a Canpack se abrigar.
Os parlamentares devem votar a proposta na segunda-feira (16). A perspectiva é de que o texto seja aprovado sem dificuldades, em razão dos benefícios da unidade para a cidade.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Aproximadamente 140 empregos diretos serão gerados em até dois anos de operação do empreendimento, além de 300 indiretos. O investimento será da ordem de R$ 710 milhões.
“As conversas sobre a vinda deles em 2022 geraram grandes expectativas na cidade, que agora foram consolidadas. É um nível de emprego bacana e a cidade acaba ganhando também com uma cadeia de serviços de fornecedores”, destaca Martins.
A empresa prevê que as obras durem cerca de dois anos, segundo o secretário. Ele afirma que a intenção da companhia é iniciar a produção nos primeiros meses de 2027.
A informação da prefeitura é que a fábrica terá uma capacidade instalada de cerca de 1,3 bilhão de latas de alumínio por ano. Martins diz que serão quatro linhas de montagem.
O gestor público explica que, a partir da unidade, a Canpack atenderá os produtores de bebidas, como cerveja, refrigerantes e energéticos, de Minas Gerais e São Paulo. Ele não dá mais detalhes, mas a Heineken, que está construindo um complexo industrial em Passos, também no Sul do Estado, poderá ser uma das clientes, conforme apurado anteriormente.
Empresa tem unidades no Ceará e em Goiás
Fundada na Polônia em 1992, a Canpack é uma das principais fabricantes de embalagens do mundo. A empresa produz latas de bebidas e de alimentos, garrafas de vidro e tampas de metal, emprega em torno de 8,5 mil pessoas e tem operações em 17 países. No Brasil, a companhia tem complexos industriais em Maracanaú (Ceará) e em Itumbiara (Goiás).
Distrito industrial de Poços de Caldas
O terreno que a Prefeitura de Poços de Caldas vai ceder para a Canpack fica no distrito industrial (DI) da cidade, cuja área total é de mais de 2,3 milhões de metros quadrados.
De acordo com Martins, o empreendimento está 99% ocupado. Segundo ele, são 68 empresas, somando as que já estão operando, como a Danone Nutrition, Docol e Frooty, e as que estão em instalação, como a Canpack e a farmacêutica Althaia, que também deve iniciar as obras no primeiro trimestre de 2025, com previsão de começar a operar em 2026.
Para atender as demandas industriais de Poços de Caldas, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho realça que o município investiu cerca de R$ 50 milhões em uma subestação de energia no distrito industrial, que será inaugurada no próximo dia 20.
Ouça a rádio de Minas