Fapemig abre as portas da ciência e da tecnologia para visitantes

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) promoverá nos dias 29 e 30 deste mês o Fapemig de Portas Abertas. O evento busca aproximar a sociedade dos trabalhos desenvolvidos com financiamento da instituição no âmbito da ciência, tecnologia e inovação.
A iniciativa integra as ações da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o tema deste ano é “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. Dentre as ações previstas na programação do Fapemig de Portas Abertas, está a realização de oficinas, exposições, apresentações e palestras. Durante os dois dias, serão oferecidas oficinas de robótica, de programação, de cubo mágico, de harmonização de queijos e vinhos, jogos interativos, exposições de animais peçonhentos e visita a um planetário, entre outras atividades.
Além disso, também haverá exposições de veículos e aeronaves de competição; de robôs de combate; drones de geolocalização; impressoras 3D; a participação do museu itinerante Ciência Móvel; Programa Ciência em Movimento; jogos interativos e educativos; planetário e experimentos no “Física mais que divertida”. O evento ainda oferecerá cursos, no qual, os interessados em participar terão que realizar uma inscrição prévia no site do Sympla.
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. A Semana está sendo promovida pelos parceiros da fundação no evento: o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), a Fundação Ezequiel Dias (Funed), a Empresa Mineira de Pesquisa Agropecuária (Epamig), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O presidente da Fapemig, Paulo Sérgio Beirão, ressalta a importância de apresentar à população o que é feito com o financiamento para a ciência. “Serão dois dias de atividades diversas, incluindo um domingo, que é quando a avenida é fechada para atividades esportivas. Será uma oportunidade excelente para mostrar a relevância do trabalho que fazemos e fortalecer a imagem da instituição”, afirma.
Ouça a rádio de Minas