Economia

Fassa Bortolo expandirá fábrica na RMBH

Multinacional italiana, que inaugurou a unidade em Matozinhos no mês passado, decidiu acelerar os planos para o Brasil
Fassa Bortolo expandirá fábrica na RMBH
A Fassa Bortolo inaugurou a planta de argamassas de Matozinhos no mês passado | Crédito: Divulgação

A Fassa Bortolo, empresa italiana de argamassas, mal inaugurou sua planta em Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e já está anunciando planos de expansão. Segundo o procurador da empresa no Brasil, Ivan Aliberti, a aceleração produtiva foi mais rápida do que o previsto.

“A fábrica começou a produzir no ritmo e na qualidade desejadas. Por outro lado, nossas vendas estão indo muito bem. O produto foi bem aceito no mercado. Nossas soluções, como os silos para as construtoras, realmente atenderam a uma demanda que existia no mercado. Começaremos também a explorar o mercado de argamassas a granel, outra novidade no Brasil. Isso fez com que pudéssemos antecipar algumas fases do plano Brasil”, afirmou Aliberti.

Resultado de um investimento de mais de R$ 220 milhões, a planta foi inaugurada no último dia 10 de maio, mas começou a produzir no segundo semestre do ano passado, com capacidade para produzir 300 mil toneladas por ano de argamassas e rejuntes.

“A capacidade pode ser ampliada com novos turnos, mas também precisamos de melhor logística de distribuição para darmos vazão à ampliação produtiva. Por isso, em um primeiro momento, a expansão será em capacidade de armazenagem e expedição de produtos, para podermos, em breve, também ampliar a capacidade”, explicou o procurador. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Uma área já está preparada para receber um novo galpão dentro do projeto de expansão. A empresa emprega hoje cerca de 90 pessoas, em operações administrativas, produtivas e comerciais. Com o novo galpão de estoque e expedição, deverão ser criadas cerca de 15 novas vagas.

Detalhes sobre a ampliação serão divulgados em breve, mas permanece a decisão de focar as atividades da empresa no mercado mineiro nesta fase de atividades. “O Brasil é um país maior que toda a Europa e não é factível, estrutural e economicamente, começar a operar em todo o País de uma só vez”, disse Aliberti. 

“Hoje estamos em fase de projeto, que definirá o investimento a ser feito, mas podemos afirmar que antecipamos uma fase em função do bom andamento produtivo e da aceitação dos produtos no mercado”, completou.

Sistema atrai interesse

Segundo Aliberti, a Fassa Bortolo encontrou em Minas Gerais um ambiente de negócios que facilita a decisão de novas iniciativas e tem avançado com velocidade na colocação de produtos nas redes e lojas de distribuição de material de construção de Minas. A empresa registra grande interesse das construtoras pelo Sistema Silo, que são silos especiais, instalados nos canteiros de obras e que permitem o jateamento da argamassa sobre superfícies.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas