Economia

Pequenos e médios empreendedores já faturaram R$ 31 mi com vendas on-line

Minas Gerais aparece em 2º lugar no ranking do Brasil; em todo o País, os pequenos e médios lojistas virtuais movimentaram cerca de R$ 301 milhões
Pequenos e médios empreendedores já faturaram R$ 31 mi com vendas on-line
Crédito: Reprodução Adobe Stock

A data tão esperada pelo varejo e consumidores em novembro, a Black Friday, famosa pelos descontos e condições especiais nas compras, acontecerá no próximo dia 24. Entretanto, os lucros e aumento nas vendas já começaram a ser observados por alguns setores do comércio. 

Com semanas de antecedência à Black Friday, segundo pesquisa da Nuvemshop, os Pequenos e Médios Empreendedores (PMEs) do varejo on-line de Minas Gerais já observaram, no mês de outubro, um aumento de cerca de 23% na receita das vendas, em comparação ao mesmo período do ano passado. Esse valor corresponde a um faturamento de R$ 31 milhões, que representa crescimento de aproximadamente R$ 25 milhões em relação a 2022.

Os dados ainda mostram que foram vendidos mais de 419,5 mil de produtos (+13%) e o ticket médio chegou a R$ 241,40. Minas Gerais ficou em segundo lugar no ranking do Brasil. Em todo o País, os pequenos e médios lojistas virtuais movimentaram cerca de R$ 301 milhões, vendendo 5 milhões de produtos no período.

De acordo com o diretor Geral de plataforma na Nuvemshop, Luiz Figueira, as PMEs do e-commerce criaram uma boa estratégia para se destacar em relação aos grandes varejistas: a antecipação. 

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“Os resultados das vendas de outubro mostram a relevância de maior preparação sobre as campanhas promocionais a fim de garantir o bom faturamento na data. Muitos lojistas adiantaram suas promoções e, inclusive, 22% destacam que programaram promoções para o mês todo de novembro, não apenas na semana ou no dia”, explica.

Dicas de como se preparar para vender on-line

Com o aumento da busca pelo varejo on-line, os conhecidos e-commerce, os varejistas que também desejam faturar através do boom das vendas online na Black Friday devem se preparar para um grande fluxo no site e estar atentos a possíveis ameaças.

Pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG) indicou que  60% dos consumidores mineiros vão às compras neste mês. Destes, 63,6% irão realizar suas compras on-line, enquanto 36,4% farão suas compras nas lojas físicas.

O gerente de Vendas para Verticais de Varejo e Finanças, José Rodrigues da Silva Neto, comenta a dificuldade para gerenciar e prepara um ambiente seguro quanto nas lojas físicas quanto no ambiente virtual,

“É um cenário bastante desafiador, porque os varejistas necessitam conhecer e entender seus clientes, além de integrar lojas físicas e on-line, de forma inteligente e segura, estando atentos às movimentações dos consumidores nos espaços e ao melhor posicionamento das promoções”, afirma Neto.

O superintendente da Rede Itaú, empresa de meios de pagamento do Itaú Unibanco, Luis Lima, explica que o sucesso dos varejistas está intrinsecamente ligado à sua capacidade de se preparar com antecedência. A Rede indica seguir com o foco em estratégias de vendas on-line devido à tendência de crescimento e a preferência dos consumidores por compras virtuais na Black Friday. Além disso, alerta para a cibersegurança e sugere a adoção de soluções antifraudes.

Já o fundador e CEO da Cartpanda, startup que trabalha com soluções no varejo eletrônico, Lucas Castellani, também recomenda investir em tráfego pago na Black Friday e criar banners e categorias referentes a ofertas no site.

*Estagiária sob supervisão da edição

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