Economia

Exclusivo: VLI aportará R$ 12 bilhões em Minas do montante da renovação da concessão da FCA

Informação foi antecipada, com exclusividade, ao Diário do Comércio pela diretora-executiva da VLI Multimodal Joyce Andrews
Exclusivo: VLI aportará R$ 12 bilhões em Minas do montante da renovação da concessão da FCA
Foto: Divulgação VLI

Cerca de metade dos investimentos previstos na renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), maior linha férrea em extensão do Brasil, será destinada a Minas Gerais. A afirmação é da diretora-executiva Jurídico, Regulatório e GRC (Governança, Riscos e Compliance) da VLI Multimodal, Joyce Andrews. Ao todo, a renovação contempla aportes de R$ 30 bilhões da companhia de logística, concessionária da ferrovia.

Com a assinatura do novo contrato, a empresa destinará R$ 5 bilhões para outorga e compensações. Outros R$ 24 bilhões serão para investimentos na infraestrutura da ferrovia e aquisição de vagões e locomotivas. Metade deste montante será destinada para o Estado, sendo R$ 10 bilhões exclusivamente aportados aqui.

“Hoje, a VLI tem 70 clientes, sendo 40 em Minas Gerais. É um volume bastante importante, também fomenta o crescimento de dois segmentos muito importantes para nós e para Minas Gerais: o agronegócio e a siderurgia”, disse Joyce Andrews. A expectativa da companhia é que até o primeiro semestre de 2025 a renovação seja finalmente assinada.

O aporte exclusivo deve-se ao corredor leste da FCA, com origem no Triângulo Mineiro e destino até Sete Lagoas, na região Central, onde a operação da VLI segue por direito de passagem ferroviária pela Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM) até o Porto de Tubarão, em Vitória (ES).

Os outros R$ 2 bilhões de investimentos no Estado devem ser direcionados ao corredor sudeste da FCA, que passa por vários estados, além de Minas, com destino até o Porto de Santos (SP). Além dos investimentos, a VLI destinará outros R$ 190 milhões para 80 obras de resolução de conflitos urbanos em 25 municípios mineiros.

A proposta de renovação antecipada da FCA será levada para consultas públicas em várias localidades impactadas pela ferrovia. A audiência pública de Minas Gerais está marcada para o dia 30 de setembro.

Aumento da carga transportada pela FCA em Minas Gerais

A renovação antecipada vai aumentar em 46% o volume de cargas transportadas na FCA durante o novo ciclo da concessão. No último ano, a Ferrovia Centro-Atlântica foi responsável por 65,3% das 61,2 milhões de toneladas de cargas transportadas pela VLI em todas suas ferrovias.

Em Minas, Estado onde a maior parte das cargas da FCA é transportada, a estimativa da companhia de logística é que o volume aumente 32% ao longo do novo ciclo – a capacidade dos trilhos mineiros da companhia sairá das atuais 35,8 milhões de toneladas para 47,3 milhões de toneladas.

Joyce Andrews
Joyce Andrews: expectativa é que até o 1º semestre de 2025 a renovação seja assinada | Crédito: Divulgação VLI

Joyce Andrews explica que as previsões da VLI no volume de carga transportada na FCA em Minas Gerais se devem a estudos de demanda que projetam o crescimento de setores como o agronegócio e siderurgia. “No Estdo, o crescimento do agronegócio é muito maior do que a média nacional. Por isso que Minas Gerais é muito importante para o nosso negócio”, aponta.

Renovação da FCA vai impulsionar fabricação de locomotivas em Minas

Recentemente, a VLI comprou 12 locomotivas da Wabtec Brasil, com fábrica em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), em um contrato de R$ 300 milhões que a companhia logística firmou com a fabricante há cerca de um ano. Em 2024, também foram adquiridas outras oito locomotivas fabricadas pela Progress Rail, em Sete Lagoas, por cerca de R$ 170 milhões.

Joyce Andrews afirma que a aquisição dos novos equipamentos incrementam a frota atual da FCA para atender ao aumento da demanda atual. Ao longo da nova concessão, a VLI poderá comprar mais de 300 novas locomotivas. “Nós prevemos comprar muito mais locomotivas após a renovação. A gente está em tratativas com o governo federal do número exato”, finaliza.

Correção: Por um erro de edição, o título desta reportagem informou que o investimento seria de R$ 15 bilhões, em vez dos R$ 12 bilhões que constavam corretamente no texto. O valor foi corrigido às 11h32 de 10.09.2024.

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