Economia

‘Fé Nelas’: Fecomércio-MG lança programa para fomentar o empreendedorismo feminino

Objetivo do programa é impulsionar o empreendedorismo feminino, proporcionando a geração de renda e a sustentabilidade dos negócios
‘Fé Nelas’: Fecomércio-MG lança programa para fomentar o empreendedorismo feminino
Crédito: Dúnia Catelli / Sesc em Minas

O Sistema Fecomércio MG lançou, nesta quarta-feira (2), o Programa Fé Nelas – Conectando Mulheres, Transformando Negócios, uma ação gratuita que visa fomentar e desenvolver negócios liderados por mulheres em diferentes estágios. O objetivo é impulsionar o empreendedorismo feminino, proporcionando a geração de renda e a sustentabilidade dos negócios.

Realizado em parceria com Sesc e Senac, o programa é oferecido tanto para mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade, donas de casa e desempregadas, como para microempreendedoras individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte. 

“A Federação do Comércio acredita nelas, traz elas para dentro do sistema. Vamos aprimorá-las para que elas possam ou empreender ou entrar no mercado de trabalho”, diz o presidente do Sistema Fecomércio-MG, Sesc e Senac, Nadim Donato. 

Durante o lançamento do programa, foram realizadas diversas ações como palestras, oficinas e discussões inspiradoras com profissionais femininas de destaque em suas áreas de atuação. Donato destaca a importância da iniciativa, ao disponibilizar capacitação de forma gratuita.  

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“Acreditamos que o empreendedorismo feminino é um poderoso motor de transformação social e econômica. Ao reunir profissionais de destaque, buscamos inspirar, capacitar e fornecer as ferramentas necessárias para o sucesso de seus negócios, mostrando que é possível superar desafios e construir um futuro próspero”, explica.

Importância de incentivar o empreendedorismo feminino 

O programa de empreendedorismo busca atender às necessidades do público feminino via um ecossistema de parceiros. A proposta inclui ferramentas práticas, networking, capacitação e outros incentivos. O Fé Nelas também pretende conectar empreendedoras, fomentar redes de negócios e apoiar projetos do setor, além de incentivar a inovação e a digitalização.  

“É apenas o primeiro passo de uma jornada contínua de suporte e novas oportunidades para essas mulheres. Investir no empreendedorismo feminino é investir em um futuro mais justo e igualitário para todos e todas”, reforça a assessora da presidência do Sistema Fecomércio-MG e organizadora da ação, Danielle Rocha. 

Para a fundadora e presidente da Equipage e diretora do Sindilojas, Cláudia Mourão, empresária com mais de 40 anos no ramo de sapatos femininos, o programa é uma esperança para o futuro das mulheres empreendedoras de Minas Gerais. 

“A importância do ‘Fé Nelas’ na vida dessas mulheres é torná-las mulheres gigantes e fazer com que elas confiem no seu propósito de vida e na vontade de fazer o melhor. Elas vão ter o reconhecimento através de cursos, de vivências, de compartilhamento. É um momento muito importante de resgatarmos a esperança dessas mulheres”, reconhece Cláudia. 

Programa de empreendedorismo segue o ano todo

A estrutura do programa de empreendedorismo feminino se baseia em quatro pilares:

  • educação e capacitação;
  • acesso a mercados;
  • inovação e tecnologia;
  • acesso a recursos financeiros.
Eneila Loiola | Crédito das fotos: Dúnia Catelli / Sesc em Minas

Segundo a coordenadora de Relações com o Mercado da Fecomércio-MG, Eneila Loiola, uma das idealizadoras do evento, o Programa Fé Nelas veio para somar com outros projetos de empreendedorismo feminino, mas com toda a estrutura e a potência do Senac e do Sesc: “O Senac na área de educação profissional, e o Sesc que trabalha toda essa área, desde lazer a inclusão, a questão comportamental, o esporte e a saúde”, cita.

O Fé Nelas terá programação durante o ano todo. Serão disponibilizados cursos, oficinas e palestras sobre diversos temas como inteligência emocional, captação de recursos e inclusão social. 

“O objetivo é contribuir para a geração de emprego, para a profissionalização e, principalmente, para munir a mulher, cada vez mais, de informações dentro das suas diferentes etapas de jornada profissional”, relata a coordenadora.

Para o primeiro semestre do ano ainda está programada a trilha empreendedora prática, que é uma série de oficinas que vai trabalhar assuntos como moda criativa, economia sustentável e gastronomia.

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