Setor de resíduos realiza feira de sustentabilidade em Belo Horizonte

Belo Horizonte recebe a partir de hoje (9), a 2ª Feira Mineira de Resíduos: Sustentabilidade e Oportunidades de Negócio. Organizada pelo Sindicato das Empresas de Coleta, Limpeza e Industrialização de Resíduos (Sindilurb-MG) e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o evento acontecerá no Centro de Inovação e Tecnologia (CIT Senai), reunindo empresários, expositores, palestrantes, startups e interessados no setor de resíduos.
A feira que se estende até amanhã tem a iniciativa de promover o diálogo sobre as últimas tendências e oportunidades de negócio no campo da gestão de resíduos. Belo Horizonte, conhecida por seu forte compromisso com a sustentabilidade, foi escolhida como sede do evento, que visa fomentar a troca de conhecimentos, apresentar soluções inovadoras e estabelecer conexões entre os diversos agentes envolvidos no setor.
O vice-presidente da Sindilurb-MG e vice-presidente da Fiemg, Marcos Savoi, ressalta que a feira traz ao setor a oportunidade de atualização e de discussão sobre pautas e tendências do setor.
“É um investimento que estamos fazendo para que o mercado se conecte com soluções inovadoras e possam estreitar parcerias e oportunidades de desenvolvimento de negócios. Por isso, é um evento que ganha uma programação ainda mais diversificada da sua primeira edição, com especialistas palestrando, e com o engajamento de todo o setor. E, por fim, Belo Horizonte se consolidará com o nosso evento, pois é um importante polo de discussões sobre sustentabilidade e gestão de resíduos no País”, pontua.
Programação diversificada pela sustentabilidade
Durante os dois dias de feira, os participantes terão acesso a uma programação diversificada, que inclui palestras, exposições e visitas técnicas. Palestrantes convidados vão abordar temas como legislação ambiental, empreendedorismo sustentável, educação ambiental e soluções inovadoras para a gestão de resíduos. Além disso, serão realizadas visitas técnicas a locais de destaque, como o Aterro Essencis MG e o CIT/Senai para promover uma experiência prática aos participantes.
As premissas da feira também estão alinhadas com o Movimento Minas 2032 (MM 2032) – pela transformação global. Liderado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO, a iniciativa propõe uma discussão sobre um modelo de produção duradouro e inclusivo, capaz de ser sustentável, e o estabelecimento de um padrão de consumo igualmente responsável, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Saiba como será a programação do evento:
Dia 9 – Quarta-feira
8h – Credenciamento
9h às 9h20 – Cerimônia de abertura
9h20 às 12h – Painel Minas Gerais
13h30 às 16h – Painel Legislação e Técnico
16h30 às 19h – Painel Sustentabilidade
19h –Encerramento do 1ª Dia
Dia 10 – Quinta-feira
8h – Credenciamento
9h às 13h – Painel Empreendedorismo
14h às 16h – Painel Educação Ambiental
16h30 às 17h30 – Cerimônia de encerramento
19h – Encerramento do 2ª Dia
19h às 23h – Coquetel de encerramento
Visitas técnicas
Dia 9 – Quarta-feira
13h às 17h – Visita Técnica 1 – Aterro ESSENCIS MG
14h as 15h – Visita Técnica 2 – CIT/SENAI
16h às 17h – Visita Técnica 3 – CIT/SENAI
Dia 10 – Quinta-feira
9h às 13h – Visita Técnica 4 – Aterro Macaúbas
11h às 12h – Visita Técnica 5 – CIT/SENAI
15h às 16h – – Visita Técnica 6 – CIT/SENAI
Ouça a rádio de Minas