Economia

Feirão Limpa Nome da Serasa oferece telefone gratuito para renegociação de dívidas 

Serviço para renegociação de dívidas, disponibilizado pela primeira vez no ano passado, foi usado por 44 mil pessoas
Feirão Limpa Nome da Serasa oferece telefone gratuito para renegociação de dívidas 
Crédito: Divulgação Serasa

Pelo segundo ano consecutivo, o Feirão Limpa Nome da Serasa disponibiliza um telefone gratuito para renegociação de dívidas. A ação Alô Serasa começa nesta terça-feira (18) e vai até o próximo sábado (22). Atendentes treinados estarão disponíveis das 9h às 20h pelo telefone 0800 591 5161 para esclarecer dúvidas e auxiliar no processo completo de negociação.

No ano passado, a ação foi realizada de forma experimental e mais de 44 mil consumidores usaram o serviço, que tem como foco principal aqueles que preferem atendimento humano na hora de pagar suas dívidas.

“Nosso objetivo é facilitar a vida das pessoas que enfrentam alguma dificuldade em comparecer às agências de Correios onde oferecemos atendimento presencial e para os devedores que não se sentem à vontade com os canais digitais tipo site e aplicativo”, explica o coordenador da operação 0800, Daniel Nure. 

“Esses consumidores têm, por uma semana, a possibilidade de conversar com os atendentes e pagar suas dívidas”, complementa.

Benefícios na renegociação das dívidas 

Na renegociação de dívidas pelo telefone, é possível ter acesso às mesmas ofertas e condições de pagamento disponibilizadas no Feirão Limpa Nome. Entre os benefícios estão descontos de até 99%, parcelamento em até 72 vezes e reunir todos os boletos em um só pagamento. 

Além disso, os débitos pagos com Pix permitem a baixa da negativação instantânea e atualização da pontuação de crédito (Serasa Score) em tempo real. As contas atrasadas de água e luz também podem ser pagas de forma parcelada por telefone.

Mais de 1.400 empresas aderiram ao maior mutirão nacional de negociações liderado por Serasa e Febraban. Entre estas empresas estão bancos, comércio varejista, marcas de internet e telefonia, securitizadoras (empresas que compram dívidas) e concessionárias de água e luz.

Mapa da Inadimplência

Segundo o Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa de janeiro deste ano, mais de 45% da população está inadimplente, o que equivale a quase 75 milhões de pessoas. Em Minas Gerais, 42,60% da população tem dívidas em aberto. 

O maior vilão para os consumidores é o cartão de crédito, que soma 28,90% das dívidas no Brasil. Na sequência, estão as contas básicas de água, luz e gás, com 21,03%, e as financeiras, com 18,10%. Os serviços somam 10,95% das dívidas. 

Atenção aos golpes 

A Serasa alerta para os cuidados que os consumidores devem ter durante as negociações. A empresa ressalta que não entra em contato com o consumidor, e que o número 0800 591 5161 apenas recebe chamadas. “Se um número diferente ou similar entrar em contato alegando ser um atendente Serasa, esse não é um atendente oficial”, reforça Daniel Nure. 

Segundo a Serasa, o canal 0800 foi aberto em caráter de excepcionalidade para atuar exclusivamente para negociação de dívidas e assuntos relacionados ao Feirão Limpa Nome. Outros serviços podem ser respondidos pelo telefone 3003-6300 ou pelo WhatsApp (11) 9575-2096, como ocorre todos os dias de segunda a sexta-feira durante todo o ano.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas