Economia

Natal e Réveillon devem levar 700 mil passageiros ao BH Airport; veja rotas mais procuradas

Terminal aéreo deve receber mais de 1 milhão de pessoas em todo o mês de dezembro
Natal e Réveillon devem levar 700 mil passageiros ao BH Airport; veja rotas mais procuradas
Aeroporto está batendo marcas importantes e de janeiro a junho foram 5,05 milhões de pessoas | Crédito: Alisson J. Silva/Arquivo Diário do Comércio
Aeroporto de Confins
Expectativa é de movimento intenso no terminal aéreo- Foto: Divulgação Nitro Imagens

As férias e as festas de fim de ano (Natal e Ano Novo) devem gerar movimento de mais de 700 mil passageiros pelo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport). Essa é a previsão da BH Airport entre os dias 19 de dezembro de 2025 e 5 de janeiro de 2026. O pico do movimento está previsto para 22 de dezembro, quando 43.954 passageiros deverão passar pelo terminal. O fluxo esperado para todo o mês deverá alcançar 1 milhão de viajantes.

Entre pousos e decolagens, estão programados 478 voos extras e mais de 9 mil movimentações de aeronaves para atender à demanda de dezembro.

Confira os destinos mais procurados

  • Salvador (BA)
  • Maceió (AL)
  • Rio de Janeiro (RJ)
  • Vitória (ES)
  • João Pessoa (PB)
  • Porto Seguro (BA)
  • Fortaleza (CE)
  • Cruz (CE)
  • Porto Alegre (RS)
  • Parauapebas (PA)

Para a alta temporada, o mercado doméstico destaca a operação da rota sazonal para Navegantes, porta de entrada para o litoral norte de Santa Catarina, e pontos turísticos como o Balneário Camboriú, Itajaí, Bombinhas e Penha, onde está localizado o parque Beto Carrero World.

A rota BH-Fortaleza deixa de ser sazonal e passa a integrar o portfólio de destinos regulares da Latam, a partir de junho de 2026. As passagens para a cidade cearense de cenários paradisíacos e clima ensolarado já estão à venda. Fortaleza é um dos principais destinos turísticos do Nordeste.

Rotas internacionais

A malha aérea internacional segue contemplando as rotas para a Europa, a América do Norte, a América Latina e o Caribe. São voos para Buenos Aires (Argentina), Cidade do Panamá (Panamá), Lisboa (Portugal), Orlando (EUA), Santiago (Chile) e Willemstad (Curaçao).

A rota para Willemstad opera com quatro frequências semanais, às segundas, quartas, sextas e domingos, ampliando a conectividade entre Minas e o Caribe. As férias brasileiras coincidem com o período de intensa movimentação caribenha, tornando Curaçao uma escolha atrativa.

Embarque tranquilo

O BH Airport vai disponibilizar serviço gratuito de carrinhos elétricos, que funcionam das 6h às 23h, facilitando o deslocamento entre os portões 17 e 33 do embarque doméstico. Isso vai facilitar a vida de idosos, gestantes e usuários com dificuldade de locomoção. O serviço está disponível também para quem não faz parte do grupo prioritário e está pronto para transportar todos os passageiros.

“O período festivo do fim do ano é tradicionalmente um dos mais movimentados no BH Airport. Ele coincide com as férias escolares, quando as pessoas viajam para reencontrar a família. Reforçamos nosso compromisso com o passageiro, buscando garantir a excelência dos nossos serviços. Ao longo de 2025, operamos com recordes de movimentação de passageiros, comprovando a demanda ascendente por conexões da capital mineira com o mundo”, assinala o diretor de Operações do BH Airport, Rodrigo Côrtes.

Para garantir o embarque tranquilo nesta alta temporada, é importante lembrar que o passageiro deve chegar ao aeroporto com antecedência para acelerar o processo de check-in e inspeção de segurança. O BH Airport recomenda que os passageiros tenham atenção redobrada aos horários dos voos e cheguem ao aeroporto com antecedência mínima de duas horas, para viagens domésticas, e três horas, para viagens internacionais, principalmente nesse período chuvoso, que torna o trânsito mais lento nas rodovias.

Atenção à documentação

Outra orientação fundamental para o passageiro é conferir a documentação pessoal antes de sair de casa. Para voos nacionais, é necessário apresentar um documento oficial válido com foto. Para os internacionais, também é necessário verificar as exigências do país de destino, como validade mínima do passaporte, certificado de vacinação e visto.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas