“Férias na Pampulha” agita espaços museais

Já é tempo de “Férias na Pampulha” nos espaços museais que integram o Conjunto Moderno da Pampulha, que completa 80 anos. Uma programação especial para o público de todas as idades, com diversas opções de atividades lúdicas e educativas, entre elas visitas mediadas aos espaços e acervos, oficinas criativas, encontro com artistas e vivências coletivas. Todas as atividades são gratuitas, e a programação completa pode ser acessada no Portal Belo Horizonte.
As ações integram o projeto Museus Pampulha, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Instituto Lumiar, que busca fortalecer as ações realizadas pelo Museu de Arte da Pampulha, o Museu Casa Kubitschek e a Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, por meio de exposições, atividades formativas e apresentações culturais.
Um dos destaques da programação são as exposições “Trama: Processos Educativos na Pampulha”, curadoria do Museu Casa Kubitschek que recentemente inaugurou o seu segundo módulo expositivo, “Pampulha 80 anos: Múltiplos Olhares”, e a exposição “Lugar Imaginado, Lugar Vivido: 80 anos da Casa do Baile”, com curadoria de Guilherme Wisnik e Marina Frúgoli; ambas comemorativas dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha. As mostras abertas ao público e com visitação gratuita, inspiram uma série de atividades que vão desde carimbaria, a oficina de produção de ecobags e expedições pelos jardins.
O sábado (8) no Museu Casa Kubitschek será dedicado para o público explorar a beleza da orla da Lagoa da Pampulha e as maravilhas dos jardins de Burle Marx. Às 9h, acontece mais uma edição do Percursos Pampulha: Caminhada na Orla, que convida os visitantes a percorrerem o trecho que vai da Igreja São Francisco de Assis até o Museu Casa Kubitschek. Um trajeto de cerca de 1 km em que o educativo do museu estimula o público a interpretar a paisagem da Pampulha explorando aspectos das diversas camadas que compõem o território, como história, arquitetura, paisagismo, arte, natureza e dinâmica urbana. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected].
Já no próximo dia 15, o espaço recebe o projeto Ateliê Pampulha, que realiza, às 10h, uma oficina de carimbaria artesanal, convidando os visitantes a colocar as mãos na massa por meio da observação das formas que integram o Conjunto Moderno da Pampulha, que neste ano celebra seus 80 anos como um legítimo patrimônio cultural da humanidade reconhecido pela Unesco, As inscrições podem ser feita pelo e-mail [email protected].
O paisagismo também tem espaço na programação. A concepção de um jardim pode ser uma verdadeira obra de arte. É essa a perspectiva que o público terá a partir da imersão proposta na atração “Jardim Inventado”, que acontece no dia 19 de julho, às 10h. O educativo do Museu Casa Kubitschek convida os participantes a uma visita mediada aos jardins do museu em diálogo com a exposição “Trama Processos Educativos na Pampulha”.
Em seguida, será proposta uma imersão no processo de concepção dos jardins do paisagista Roberto Burle Marx por meio de seus estudos a guache. As visitas, nas quais o público é instigado a perceber as mais diversas formas, servem de inspiração para que, de forma criativa e artística, os participantes possam desenvolver juntos seu próprio jardim inventado. Para participar é necessário inscrição prévia, que pode ser feita pelo e-mail [email protected].
Ouça a rádio de Minas