Ferrovias da VLI batem recorde para outubro nas movimentações de grãos e farelos
A companhia de logística VLI registrou o melhor mês de outubro de sua história em termos de movimentação de grãos e farelos nas suas ferrovias, com 2,03 milhões de toneladas, crescimento de 14% ante o mesmo período de 2024, afirmou a companhia, antecipando relatório à Reuters.
Em meio ao escoamento de uma safra recorde do Brasil e com uma demanda externa firme por produtos como soja, milho e farelos, a VLI disse ainda que suas unidades portuárias no Maranhão, Espírito Santo e São Paulo registraram 1,29 milhão de toneladas em outubro, um avanço de 42% na comparação anual.
As cargas têm como destino países do continente americano, Ásia e Europa.
“Os recordes alcançados refletem uma execução operacional consistente e o fortalecimento da nossa posição no mercado, ampliando participação e agregando valor à cadeia do agronegócio brasileiro”, disse o gerente-geral comercial de Grãos e Fertilizantes da VLI, Gabriel Fonseca, em nota.
Os produtos são transportados pelo sistema Leste, que liga o Triângulo Mineiro ao sistema portuário do Espírito Santo, por meio da Ferrovia Centro-Atlântica; Sudeste, que conecta o Centro-Oeste à região do porto de Santos, também pela FCA; e Norte, que possibilita que a produção do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) alcance o mercado global por meio do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, controlado pela VLI, e do sistema portuário de São Luís.
Conteúdo distribuído por Reuters
Ouça a rádio de Minas