Economia

Mais de 60% dos brasileiros projetam renda extra com as festas juninas, revela Serasa

Para 67% dos participantes da pesquisa do Opinion Box, há crescimento real nas vendas do comércio local; setores de alimentação e entretenimento também são beneficiados
Mais de 60% dos brasileiros projetam renda extra com as festas juninas, revela Serasa
Foto: Reprodução Adobe Stock

As festas juninas, que compreendem as celebrações de São João, São Pedro e Santo Antônio, devem provocar impactos positivos na economia brasileira. Diante das festividades, para 61% dos brasileiros, estes festejos de inverno devem impactar positivamente os setores de comércio e serviços das cidades e geram uma boa perspectiva de renda para o período. Mesmo que a tradição seja mais forte nas regiões Norte e Nordeste, o cenário na região Sudeste é bastante semelhante ao encontrado no restante do Brasil.

O levantamento foi realizado pelo Instituto Opinion Box, que ouviu 2.306 pessoas de todas as regiões do Brasil. O estudo também indicou que o efeito das festas nas comunidades vai muito além das fogueiras. De acordo com 67% dos participantes da pesquisa, há um crescimento real nas vendas do comércio local durante o mês de junho. Ancorados pelas comemorações, 62% dos entrevistados projetam conquistar uma renda extra no período, sendo que 50% deles pretendem usar este dinheiro sazonal para quitação de dívidas.

Para a especialista da Serasa Karla Pontes, apesar de o período ser mais forte no Norte e no Nordeste, ela entende que a economia nas outras regiões do Brasil acaba aquecendo tanto o comércio local como o de entretenimento, com quermesses e festivais. “Muitos autônomos, por exemplo, encontram nesse momento das festas juninas uma oportunidade de renda extra”, observa.

Turismo, alimentação e comércio local aquecem a economia

O cenário na região Sudeste é bastante semelhante ao do restante do País, compara a especialista. “É possível vermos que, por exemplo, o turismo, a alimentação e o comércio local são responsáveis pelo aquecimento da economia. E o efeito dessas festas vai muito além da questão cultural. Os entrevistados sentem que há um crescimento real nas vendas enquanto também ocorre valorização dos produtos artesanais (45%) e geração de empregos temporários (40%), que também são pontos que as festas juninas trazem como benefícios. O turismo também acaba sendo o efeito visível da movimentação das festas juninas no Sudeste”, observa.

Veja quais são os principais setores beneficiados pelas festas juninas, segundo o levantamento:

  • alimentação em bares, restaurantes e barracas de comidas típicas (64%),
  • o comércio local estabelecido (51%)
  • e o entretenimento, como shows e eventos culturais (50%).

Para o especialista em Educação Financeira, Thiago Ramos, junho é, cada vez mais, um mês de fortalecimento das economias regionais. “Os pequenos empreendimentos e os trabalhadores autônomos são os mais favorecidos pela geração de renda extra proporcionada pelas festas juninas, cujas celebrações só crescem e movimentam mais a economia”.

Veja alguns dos dados da pesquisa sobre o impacto das festas juninas na economia:

● 65% dos brasileiros participam dos festejos juninos.

● 62% têm expectativa de renda extra com as festas de junho.

● 67% percebem aumento nas vendas do comércio local.

● Média de gasto de quem curte a festa em outra cidade ou estado é de R$ 300.

Saiba onde ocorrem as principais celebrações das festas juninas:

  • A maioria celebra na própria cidade (51%),
  • Pelo menos 14% viajam para aproveitar as comemorações em outras cidades ou estados.

A média de gastos nestes casos, contabilizados para deslocamento, alimentação, passagens e hospedagem ficam abaixo dos R$300. “Normalmente as pessoas costumam até viajar para outras localidades e eles têm uma média de gastos que pode ficar até abaixo desse valor. Mas é muito importante também ter a consciência de, quando forem participar dessas festas, que esse gasto extra não comprometa o orçamento. Para não deixar que as festas juninas acabem atrapalhando o equilíbrio das contas”, orienta.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas