Economia

Festival de Turismo de Ouro Preto reúne trade mineiro

Evento deve reunir 5 mil profissionais do turismo de Minas Gerais
Festival de Turismo de Ouro Preto reúne trade mineiro
Crédito: Acervo Setur-MG / Sérgio Mourão

O Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto (Festur) chega à quarta edição com o tema “Sabores, Tradições e Negócios”, e acontece entre os dias 5 e 7 de junho, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). O evento tem como objetivo fortalecer e fomentar o desenvolvimento do turismo em Ouro Preto e em outras cidades mineiras.

De acordo com a correalizadora do Festur, Cássia Neves, os participantes poderão conhecer produtos culturais, gastronômicos e turísticos de outras cidades, trocando experiências e construindo políticas regionais de fomento.

“Ao ligar pessoas e culturas diferentes, inclusive de outros países, vamos gerar uma força de aprendizado. Na edição de 2024 teremos os Estados Unidos, representado pelo pianista Evan Megaro e pela Lux Academy Education, que apresentará a palestra master ‘Encantar para fidelizar: excelência em atendimento e experiência do cliente’, baseada no livro ‘O jeito Disney de encantar os clientes’ e outros autores visionários”, explica Cássia Neves.

São esperados cerca de 5 mil participantes ao longo do Festival em Ouro Preto. Na programação, estão previstas de palestras sobre sustentabilidade no turismo a políticas de fortalecimento da economia criativa, além de:

  • talks sobre a transformação digital e turismo em cidades mineradoras – a compatibilidade das duas atividades na diversificação econômica;
  • cozinhas show;
  • oficinas;
  • rodadas de negócios;
  • intervenções culturais;
  • exposições de produtos;
  • e roteiros turísticos, como o religioso na Serra da Piedade e Caraça.

As inscrições podem ser feitas pela plataforma Sympla.

Turismo Tech

Essa edição do Festur traz também temáticas envolvendo o Turismo Tech, propondo uma conexão direta com startups e suas inovações para viagens e novos modelos de negócios, e sessões sobre o turismo como alternativa de desenvolvimento socioeconômico para as cidades mineradoras.

A palestra “Royalties do minério, fundos municipais e o poder transformador do crédito para micro pequenas empresas – o caso do Programa Avança Congonhas”, será ministrada pelo turismólogo e superintendente de Desenvolvimento Econômico da cidade, Geordane Silva. Cidades importantes vão relatar experiências bem sucedidas.

Capitólio (Sul de Minas) vai falar sobre o plano de recuperação do turismo após o acidente, em 2022; Turmalina (Vale do Jequitinhonha/Mucuri), sobre a experiência do Circuito Cordilheira do Espinhaço, entre outras.

“O nosso foco é estimular o participante a pensar em como criar experiências capazes de gerar demanda para as comunidades. Como encantar as pessoas, usando as melhores estratégias, apresentar de forma correta produtos e serviços e entender como o turista consome. Buscamos estabelecer uma visão do mercado de turismo. Temos também, esse ano, o showroom de ideias para as pessoas aprenderem conteúdos ou atividades que possam ser aplicados imediatamente, como libras, por exemplo”, completa a correalizadora do Festur, Cássia Neves.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas