Economia

FGV fará gestão do Programa de Transferência de Renda em Barão de Cocais

O alerta de risco de rompimento da Barragem Sul Superior na cidade em 2019 afetou cerca de 10 mil pessoas
FGV fará gestão do Programa de Transferência de Renda em Barão de Cocais
Vista de Barão de Cocais | Crédito: Adobe Stock

O município de Barão de Cocais, localizado na região Central de Minas Gerais, terá seu plano de reparação gerenciado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Programa de Transferência de Renda (PTR) foi estabelecido em razão das consequências causadas à população e economia local pela desativação da Barragem Sul Superior, em 2019, por apresentar riscos de rompimento.

A mineradora Vale, que é responsável pela administração da barragem, o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), o Ministério Público Federal e a Arquidiocese de Mariana estiveram envolvidos no acordo, que deve gerar cerca de R$ 126 milhões de repasses aos moradores a partir de março até o fim do ano.

O alerta de risco de rompimento da Barragem Sul Superior afetou cerca de 10 mil pessoas, segundo a FGV.

“Após a homologação na Justiça, iniciaremos o trabalho com a população. O primeiro passo é identificar e cadastrar os moradores no local, para na sequência calcular o valor e realizar o pagamento do benefício”, afirma o gerente executivo da FGV Projetos, André Andrade.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Os moradores afetados pela remoção em 2019 receberão os repasses de acordo com as classificações atribuídas aos níveis de residência da população, sendo eles: a zona de alto salvamento, que apresenta maior risco; a zona de salvamento secundário, com risco mediano; e para as pessoas com registro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

*estagiário sob supervisão da edição

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas