Fiat ocupa liderança nas vendas do 1º semestre

Com aumento em 21,9% nas participações do mercado automotivo nacional, a Fiat, do grupo Stellantis, com planta em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), completou 18 meses ininterruptos como líder de vendas no setor automotivo. Segundo a companhia, o primeiro semestre deste ano foi resultado de uma boa projeção em vendas e no varejo, com incremento de 17,3% em negócios.
Enquanto a marca colocou em 2021 mais de 100 mil unidades vendidas da picape Strada nas ruas, 80 mil unidades Argo e 66 mil emplacamentos do Mobi, em 2022 os números também são robustos. A montadora emplacou nos seis primeiros meses deste ano o total de 187 mil veículos.
Para começar, lançado em outubro do ano passado, o Fiat Pulse tornou-se o destaque deste ano ficando em evidência na vitrine. O modelo no segmento de SUVs é o maior do Brasil e representa 37% do mercado total. Em pouco menos de um ano, o estilo esportivo da marca já possui mais de 10% da categoria no 1º semestre, com aproximadamente 25 mil unidades comercializadas.
As picapes da Fiat assumiram sucesso absoluto também nos seis primeiros meses, com crescimento de 51,9% em vendas. De acordo com a Fiat, em cada duas vendidas, uma é da marca, que se consolida em primeiro lugar. Já quando o parâmetro de vendas se amplia do mercado brasileiro para o mercado latino-americano, o Fiat Strada é o líder da vez, com 93% em vendas. O Fiat Toro entra com ótimo posicionamento, acumulando 85% em market share.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
No acumulado de 2022, estão entre os 10 mais vendidos os modelos Nova Strada, Mobi e Nova Toro. Em sétimo lugar, ficam os veículos 100% elétricos.
Um dos fatores preponderantes para a Fiat se manter líder por quase dois anos no mercado, segundo a montadora, foi o investimento em novas tecnologias. Para este segundo semestre, a companhia anuncia o início das vendas do Fiat Scudo, além do lançamento inédito do Fiat Fastback, SUV coupé da fabricante.
Encerrando o semestre, no mês de junho a montadora obteve 21% da fatia do mercado, em que foram comercializados 34.862 veículos. Destes, a Nova Strada liderou com 9.840 vendas. Em sexto lugar, está o Cronos (Top 10) com 6.048 vendas, e o Pulse (Top 10) em décimo lugar, com 4.839 comercializados.
Ouça a rádio de Minas