Fiemg celebra 90 anos de história

Fundada no dia 12 de fevereiro de 1933, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) chega aos 90 anos impulsionando negócios, defendendo os interesses das indústrias e liderando ações a favor da sociedade. Se no passado a instituição colaborou para a industrialização do Estado, no presente atua fortemente para a consolidação de um futuro próspero, com projetos favoráveis à melhoria do ambiente de negócios que culminam com o desenvolvimento econômico de Minas Gerais.
Como representante do setor produtivo mineiro, a Fiemg conta com 131 sindicatos filiados que representam cerca de 60 mil indústrias, responsáveis pela geração e manutenção de milhares de empregos diretos e indiretos.
De grandes fazendas dedicadas ao agronegócio a plantas industriais tecnológicas e usinas fotovoltaicas. De pequenos negócios a atividades intensivas e que não podem parar. Aquelas que transformam matéria-prima em objetos, dos mais corriqueiros aos mais modernos equipamentos que podem salvar vidas. Na mineração, na siderurgia, na construção, no comércio e nos serviços. Na saúde, na alimentação, no vestuário e na cultura. Não é de hoje que a indústria e a Fiemg estão presentes em todo lugar.
“A Fiemg foi decisiva para Minas Gerais em diversos momentos, mas principalmente na atração de investimentos e no suporte às indústrias que optaram por se instalar aqui. O desenvolvimento industrial está ligado ao desenvolvimento do Estado”, resume o presidente da entidade, Flávio Roscoe.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Para o dirigente, a indústria não apenas representa a prosperidade para a sociedade, como também atua como impulsionadora de inovação, tecnologia e da gestão de novos conhecimentos. Para isso, oferece ao setor produtivo a expertise adquirida ao longo de nove décadas. São suportes e consultorias em diversas áreas técnicas como jurídica, tributária, de energia e trabalhista.
Com este propósito, a entidade vai além e junto dos demais integrantes do Sistema Fiemg trabalha para que a indústria mineira se torne cada vez mais competitiva, inovadora e sustentável, capaz de gerar novos negócios, riqueza e desenvolvimento. Uma indústria que se destaque no Brasil e no exterior, e que seja o motor para o crescimento econômico e social de toda Minas Gerais.
Isso é possível através dos serviços e produtos oferecidos em parceria com o Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (Ciemg), o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Juntas, essas entidades oferecem à indústria mineira estratégias para um desenvolvimento industrial próspero, contínuo e sustentável.
“A indústria está diretamente ligada à urbanização, à infraestrutura e ao desenvolvimento de Minas Gerais. A Fiemg foi criada na década de 1930 por empresários que queriam ter uma representação empresarial ampla e que também oferecesse um serviço social aos trabalhadores e fizesse a formação de mão de obra. Daí nasceram o Sesi e o Senai, o primeiro com objetivo de olhar o lado social do empregado e o segundo de formar a mão de obra. Chegamos aos 90 anos comemorando o número recorde de 214 mil alunos, ou seja, mais de 1% da população de Minas Gerais estudando em uma dessas escolas”, ressalta o presidente.
O Sesi está presente em 24 cidades mineiras com mais de 30 escolas e infraestrutura tecnológica que incentiva a inovação e a criatividade de seus alunos. E o Senai utiliza tecnologia de ponta em unidades referências para preparar os jovens para as profissões do futuro.
Por fim, Roscoe lembra que são quase 1,3 milhão de trabalhadores no setor industrial do Estado. “A Fiemg completa 90 anos cumprindo seu papel, fazendo a defesa da sociedade e do tecido industrial e cuidando do trabalhador. Vamos celebrar intensificando ainda mais nossas ações na melhoria do ambiente de negócio em Minas Gerais”, conclui.
Ouça a rádio de Minas