Economia

Fiemg celebra o Dia da Indústria com críticas ao cenário econômico

Presidente Roscoe reprovou aumento do IOF anunciado pelo governo na quinta-feira (22), cujo impacto maior será para segmentos de cadeias mais longas
Fiemg celebra o Dia da Indústria com críticas ao cenário econômico
Presidente da Fiemg, Flávio Roscoe também voltou a criticar a elevada taxa de juros, que está em 14,75% ao ano | Foto: Sebastião Jacinto Júnior / FIEMG

No mesmo dia que foi divulgada a pesquisa que mostra a confiança em baixa do industrial mineiro, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) celebrou Dia da Indústria 2025 com uma solenidade na quinta-feira (22), no Minascentro, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Antes do evento, durante coletiva com a imprensa, o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, disse que o cenário econômico é um pouco difícil para a celebração. Um dos problemas apontados pelo dirigente é a elevada taxa de juros (Selic), que está em 14,75% ao ano. “Não devemos ter um ano tão bom como esperávamos”, diz.

Roscoe abordou diversos assuntos e criticou o aumento do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF), incidente sobre operações de crédito, principalmente para empresas, anunciado pela equipe econômica na quinta-feira. Ele ressalta que o impacto é maior para os segmentos de cadeias mais longas e que o aumento de tributos acaba sendo repassado no fim para a população.

O presidente da Fiemg avaliou de forma positiva o projeto de lei que cria a Lei Geral do Licenciamento Ambiental que foi aprovado na quarta-feira (21) pelo Senado. Para ele, é necessário ter critérios mais objetivos para que um licenciamento não leve de 10 a 15 anos para ser obtido em algumas situações. Roscoe acrescentou que a demora na concessão do licenciamento ambiental tem impactos para as empresas bem como para obras públicas. “Sabe o político que está prometendo uma obra, o mandato dele é de quatro anos, só que licenciamento ambiental dura oito anos, como é que ele vai fazer?”, questiona.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O dirigente também falou sobre política e contou que já recebeu convites para disputar os mais diversos cargos e fez questão de frisar que não é filiado a nenhum partido político, mas não descarta a possibilidade. “Depende de algumas variáveis, vamos aguardar, convites eu já tenho para várias funções”, conta.

Roscoe contou que deve se encontrar na próxima segunda-feira (26) com o vice-presidente e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin, na Confederação Nacional da Indústria (CNI) em evento de comemoração do Dia da Indústria, em Brasília.

A programação terá palestra magna do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; anúncio de nova chamada do Programa Mover e painel sobre política industrial e o contexto geopolítico, com a participação do vice-presidente. Na oportunidade, Roscoe pretende abordar com Alckmin demandas do setor.

Evento

A cerimônia promovida pela Fiemg homenageou empresários, alunos e profissionais da educação que se destacaram no último ano. Com o tema “A Fiemg investe em desenvolvimento. Você transforma Minas Gerais”, o evento, conforme a entidade, busca reafirmar o papel transformador do setor industrial na economia mineira e nacional.

O presidente da Fiemg ressaltou que cada empresário, cada iniciativa e cada negócio têm o poder de impulsionar mudanças que vão além dos muros do setor industrial. “Em 2025, a Fiemg renova sua missão de ser parceira de quem constrói, empreende e transforma. Investimos onde mais importa: nas pessoas, nas ideias e no poder da indústria mineira de gerar impacto real”, diz.

Homenageados

Nesta edição, o diretor da Direcional Engenharia, Ricardo Valadares Gontijo, recebeu o Mérito Industrial CNI (Confederação Nacional da Indústria) do ano. E o presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios de Minas Gerais (Silemg) e diretor financeiro da Fiemg, Guilherme Abrantes, foi homenageado como Industrial do Ano.

A Comenda do Mérito Industrial de 2025 foi entregue para empresários que atuaram em prol do crescimento e fortalecimento do setor produtivo. A Fiemg também celebra o Dia da Indústria com o Mérito Inovação na Indústria, que foi entregue aos representantes da Metalúrgica Soares Indústria e Comércio Ltda., de Itaúna, na região Centro-Oeste do Estado, além da Painelbras Engenharia e Comércio Ltda., de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Além dessas homenagens, a entidade conta com o Mérito “Portadores de Futuro” destinado aos alunos, professores e instrutores do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que se destacaram nos últimos meses.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas