Fiemg divulga balanço de 2020

No ano marcado pela pandemia de Covid-19, as projeções da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) indicam para uma retração de 3,9% no Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais.
Apenas a indústria deverá recuar 3,8% sobre o exercício anterior, sendo puxada pela baixa de 3,5% na indústria da transformação. Já para 2021, a estimativa da entidade é de um avanço de 3,6% no PIB e alta de 6% na indústria.
Apesar disso, para o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, o desempenho neste exercício ainda poderá surpreender.
Segundo ele, após meses de duros impactos nos diferentes setores industriais, a demanda voltou aquecida, proporcionando uma retomada rápida do setor produtivo no País, especialmente em Minas Gerais.
“As expectativas de recuperação da economia brasileira da última recessão foram frustradas pela crise sanitária global. O balanço de 2020 ainda registra a perda de muitas vidas humanas, assim como muitas perdas econômicas. O País contabiliza mais de 180 mil mortes por Covid-19 e prometa-se uma queda em torno de 4% do PIB nacional. Mas realizamos esforços par reverter expectativas de perdas muito maiores e esperamos que 2021 seja marcado pelo fim gradual das adversidades vividas nos últimos meses”, declarou.
Acompanhe todas as informações do balanço na edição desta quarta-feira (16) do Diário do Comércio.
Ouça a rádio de Minas