Fiemg lança mapeamento de empresas

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, participaram ontem do anúncio do mapeamento das emissões e da captura de carbono da cadeia produtiva das 200 maiores indústrias de Minas Gerais.
O evento foi realizado na sede do Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei), durante a COP 26, em Glasgow, na Escócia. O objetivo é que essas empresas contribuam para o alcance das metas de mudanças climáticas e preservação do meio ambiente.
O chefe do executivo destacou o empenho do Estado em fomentar o desenvolvimento sustentável. “Queremos deixar claro que o produto mineiro será produzido com preocupação ambiental. Em Minas Gerais, o setor produtivo atende à nossa adesão ao Race to Zero (Corrida para o Zero), tanto a indústria quanto a agricultura, o que é uma importante parceria. Temos investido na redução do carbono, e Minas tem total condição de contribuir com essa ação mundial”, afirmou.
O portfólio apresentado na conferência foi construído em parceria firmada entre o Governo de Minas, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e a Fiemg. O documento contém iniciativas, ações e projetos voltados para a economia de baixo carbono e, também, medidas de enfrentamento e adaptação aos efeitos decorrentes das mudanças climáticas tomadas por diferentes instituições públicas e privadas localizadas no Estado.
Para o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, a ação mostra a preocupação das indústrias de Minas Gerais no cuidado com o meio ambiente. “Essas primeiras 200 indústrias são importantes para que possamos fazer um diagnóstico do setor. Isso é necessário para vermos o que é preciso fazer e quais são as leis que interferem, hoje, no meio ambiente e na indústria. Estamos fazendo este esforço para reduzir o impacto da indústria no meio ambiente. É uma ação para vermos o que está acontecendo, o que estamos fazendo e, ainda, o que podemos fazer. Começaremos com essas 200 grandes indústrias em Minas para ampliarmos isso no futuro. É um marco. Vamos avaliar, ver as leis e propor mudanças junto ao parlamento e ao Governo”, disse.
O Iclei é uma rede global com mais de 2,5 mil governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. O programa é ativo em mais de 125 países, discutindo políticas de sustentabilidade e impulsionando ações locais para o desenvolvimento sustentável.
COP 26 – A 26ª Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima (COP 26), em Glasgow, na Escócia, começou em 31 de outubro. O evento reúne líderes mundiais com o objetivo de definir metas para o combate da crise climática que o planeta enfrenta.
Ouça a rádio de Minas