Fiemg lança o projeto “Imersão Indústria”

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) está iniciando um novo programa cujo objetivo é promover o debate de temáticas que se relacionam com a criação de um ambiente de negócios mais favorável no Estado.
O ‘Imersão Indústria’, como foi batizado, teve sua estrutura pensada como uma plataforma de eventos de grande porte que irão reunir, a partir de 19 e 20 de maio, profissionais do direito e do setor energética, pequenas e micro empresas em uma feira e até mesmo presidenciáveis, sendo a programação pensada para a troca de conhecimento técnico e desenvolvimento cidadão.
Conforme explica a superintendente da Fiemg, Érika Morreale Diniz, o escopo do Programa foi desenhado a partir de um novo momento da economia que está se formando após a pandemia da Covid-19 e as recentes flexibilizações que impactam na vida social. A exemplo disso, serão discutidas as questões trabalhistas que surgiram com a intensificação das atividades em regime remoto – o home office – e que ainda não tem instrumentos jurídicos que respondem às dúvidas que nascem nas relações de empresas e trabalhadores.
Mas não é só: Morreale lembra que a iniciativa nasce da vontade da Federação de consolidar sua participação e protagonismo na sociedade mineira e de projetar Minas como celeiro de saberes e soluções para a indústria. “Essa é uma iniciativa que busca posicionar a Fiemg como uma entidade formadora. Nós queremos promover Minas Gerais como um polo de conhecimento técnico. As pessoas não precisam viajar para outros estados para ter acesso a conhecimentos específicos, queremos alcançar esse público com o Programa”, afirma a superintendente.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Segurança jurídica
Para isso, a Fiemg realiza entre 19 e 20 de maio o Congresso de Direito Empresarial e uma aula magna com a participação do ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, para debater, principalmente, questões relacionadas à segurança jurídica.
Segundo Érika Morreale, essa é uma das questões-chave para que investidores decidam alocar recursos em um País e Estado, uma vez que as empresas buscam ambientes seguros e com garantias de que as leis e instrumentos jurídicos não sejam constantemente mutáveis.
Meio ambiente, convenções coletivas – com a participação de empresas e representantes dos trabalhadores – e a energia também serão temas tratados no âmbito do Imersão Indústria. “As pessoas e as indústrias estão sentindo tanto o aumento da energia, e nós queremos trazer as formas de economia que estão ao alcance de todos e que fomentam uma redução importante nas contas”, aponta Morreale, que indica, ainda, que este é um tema com importante apelo para a participação social.
Encontro com presidenciáveis
Em agosto, o Programa pretende trazer os três presidenciáveis que estiverem à frente das pesquisas de intenção de votos, ocasiões em que a Fiemg também espera promover importante debate e integração do público de forma apartidária. “Nós pretendemos também levar e propor melhorias e demandas para o ambiente de negócios nessas oportunidades”, destaca a superintendente da entidade.
Paralelamente aos seminários que ocorrerão ao longo do ano e até mesmo no pós-eleição, a entidade também irá promover a segunda edição da Capacitação Política. Com o sucesso da primeira edição, realizada em março deste ano, a entidade repete a oportunidade com o mesmo objetivo de preparar industriais e sociedade civil para entender o processo político e conceitos democráticos.
Serviço
As inscrições para a participação no 1º Congresso Direito Empresarial estão disponíveis por meio da plataforma Sympla.
Ouça a rádio de Minas