Economia

Financiamento de veículos cresce 43,3% em Minas Gerais

Ao todo, foram financiados 55,8 mil veículos novos e usados no Estado durante o mês de abril
Financiamento de veículos cresce 43,3% em Minas Gerais
Vendas financiadas de veículos em abril somaram 55,8 mil unidades, entre novos e usados em Minas. | Crédito: Adobe Stock

Minas Gerais vem apresentando crescimento no financiamento de veículos novos e usados no decorrer de 2024. Em abril, na comparação com o mesmo período de 2023, por exemplo, o Estado registrou alta e 43,3%. Já frente a março deste ano, o avanço foi 9,1%.

Os dados, divulgados pela B3, a bolsa de valores do Brasil, mostra que foram financiados 55,8 mil veículos novos e usados em Minas Gerais no quarto mês deste exercício. Um dos destaques foi o avanço no financiamento de veículos pesados, com alta 48% em relação ao ano passado e 11,1% sobre o mês anterior.

Entre os veículos do segmento de autos leves, a alta foi de 41,1% frente ao mesmo período de 2023 e 9% na comparação com março deste ano. Já no financiamento de motos, o aumento foi de 44,1% na comparação com abril de 2023 e de 11,2% em março deste ano.

Brasil: Número de financiamentos no mês é o maior em 10 anos

No Brasil, foram 611 mil unidades de veículos financiados: resultado 45% superior do que no mesmo período em 2023

No contexto nacional, os resultados foram ainda mais animadores. As vendas financiadas de veículos novos e usados em abril somaram 611 mil unidades.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Com crescimento de 45% na comparação com o mesmo período de 2023 e de 7% em relação a março deste ano, o mês de abril bateu recordes e foi o mês com mais veículos financiados desde 2014. Entre os destaques, o financiamento de motos, com alta de 47,3% em relação ao mesmo período de 2023 e 5,4% maior do que em março.

Segundo gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3, Gustavo de Oliveira Ferro, os bons números do mês dão sequência à tendência de crescimento do primeiro trimestre, com aumento em todas as categorias.

“É importante mencionar que o mês de abril contou com dois dias úteis a mais em relação a março, influenciando diretamente para o resultado positivo. O ambiente doméstico continua favorável para o financiamento de veículos, mas já percebemos uma diminuição no ritmo de crescimento”, destaca.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas