Economia

Fitch eleva rating da Samarco para B e mantém perspectiva positiva

Entre fatores para revisão da nota de crédito, agência destacou conclusão do processo de Recuperação Judicial e obtenção da Licença Ambiental de Longo Prazo
Fitch eleva rating da Samarco para B e mantém perspectiva positiva
Em fevereiro de 2025, a Moody’s Ratings também elevou a nota da companhia, com revisão da perspectiva de estável para positiva. | Crédito: Reuters/ Ricardo Moraes

A agência de classificação de risco Fitch Ratings elevou o rating da Samarco Mineração S.A. de B- para B, mantendo a perspectiva positiva. O comunicado ao mercado foi feito pela mineradora nesta quinta-feira (4).

De acordo com a Fitch, a revisão para cima da nota de crédito da empresa foi motivada pelas conquistas recentes da Samarco, incluindo:

  • Conclusão do processo de Recuperação Judicial em agosto de 2025;
  • Obtenção da Licença Ambiental de Longo Prazo em julho de 2025;
  • Conclusão integral do ramp-up do Momento 2.

Sobre esse último critério, a Samarco lembrou que o ramp-up representou, na prática, a ampliação da capacidade anual de produção para 15 milhões de toneladas.

Além desses fatores, a Fitch também anotou os seguintes motivos para a elevação de rating:

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


  • Avanço da descaracterização da barragem de Germano, que superou 90% de execução em junho;
  • Maior previsibilidade dos desembolsos de reparação, limitados pelas condições da escritura dos bonds da Companhia.

“Esses marcos fortalecem o perfil financeiro da Samarco e aumentam a previsibilidade da geração de caixa”, informou a Samarco.

Por fim, a Fitch ressaltou que a conclusão do Acordo de Repactuação em outubro de 2024 trouxe “maior visibilidade para os desembolsos relacionados às obrigações de reparação, contribuindo para a qualidade de crédito da Companhia”.

“A perspectiva positiva indica a expectativa da Fitch de um crescimento do perfil operacional da Samarco à medida que o Momento 3 avança, o que deve contribuir para a melhoria da alavancagem, assim como o progresso contínuo da descaracterização da barragem de Germano”, destacou a agência de classificação de risco.

A revisão para cima da nota de crédito da Samarco pela Fitch Ratings se soma à elevação de rating anunciada pela Moody’s Ratings em fevereiro de 2025, quando a nota da Companhia foi elevada de B3 para B2, com revisão da perspectiva de estável para positiva, reforçando a consistência da trajetória de recuperação de crédito da Samarco.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas