Florestas Uai traz as tendências e inovações para o setor florestal mineiro

Belo Horizonte será sede da 2ª edição do Florestas Uai, evento da indústria florestal de Minas Gerais que discutirá as tendências e perspectivas da atividade no Estado, que tem a maior área plantada com eucalipto no Brasil. O evento acontece nos dias 10 e 11 de abril, no Centro de Convenções CDL/BH. Ele é considerado uma oportunidade para fortalecer e potencializar a cadeia produtiva da madeira em Minas Gerais, com informação e networking qualificado.
O evento é organizado pela Associação Mineira da Indústria Florestal (Ami) e a Malinovski e tem apoio institucional do Diário do Comércio. A presidente da Amif, Adriana Maugeri, explica que o Florestas Uai é um evento de extrema relevância para o setor. Nos dois dias de discussões, a programação contará com palestrantes renomados e abordagens atualizadas.
“O objetivo do evento é oferecer reciclagem técnica e capacitação para toda a indústria florestal mineira, desde pequenos a grandes produtores. O Florestas Uai proporciona espaços para troca de experiências e apresentação das melhores práticas do setor”, explica.
Desenvolvimento
Ainda segundo a presidente, a evolução do setor florestal mineiro foi impactada por anos de estagnação devido à burocracia estatal, que, felizmente, tem sido superada. “Agora, estamos vivendo um momento de crescimento e expansão. O Florestas Uai se torna essencial para manter produtores e consumidores alinhados com as melhores práticas e tendências do mercado”, reforça.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Com expectativa de reunir cerca de 250 participantes, o encontro é voltado para empresários e colaboradores do setor florestal, abrangendo diferentes áreas como manejo, produção, inovação, proteção, comunicação e relacionamento com comunidades. Também são esperadas autoridades do governo estadual e federal, membros da academia, além de pessoas que possuem interesse na pauta e mantêm relação comercial com o segmento florestal.
Florestas Uai abrange temas relevantes da atividade
A programação do evento abordará temas cruciais para o setor florestal, que é a maior cultura agrícola de Minas Gerais. “No painel de abertura, por exemplo, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) discutirá o novo cenário para investimentos e expansão do setor florestal no Estado, apresentando um pacote de medidas governamentais para impulsionar o segmento”, complementa Adriana Maugeri.
As palestras também mostrarão o papel estratégico das florestas na economia de baixo carbono em Minas Gerais. Além disso, haverá painéis sobre a estratégias de geração de valor para a expansão do mercado de madeira no Brasil, proteção florestal, parcerias estratégicas para o crescimento das florestas de Minas Gerais, inovação na cadeia produtiva da agroindústria florestal e gestão de conflitos e relacionamento com comunidades.
Além das palestras realizadas no auditório, o evento, contará, pela primeira vez, com uma feira florestal, com 18 marcas expositoras.
“A grande novidade do Florestas Uai deste ano são os estandes. Onde o público poderá conhecer as principais inovações do setor florestal. Entre os expositores, estão empresas de maquinários, defesa e nutrição florestal, controle de pragas, adubos e combate a incêndios florestais, entre outras. Serão dois dias repletos de conhecimento e novidades para o setor”, explicou a presidente da entidade.
Conforme os dados da Amif, Minas Gerais conta com a maior área plantada com eucalipto no Brasil. Ao todo, são 2,3 milhões de hectares ocupados com florestas plantadas, sendo que, deste total, 96,8% são de eucalipto. As florestas mineiras representam 22% da área total existente no Brasil, que é de 10,3 milhões de hectares.
Ouça a rádio de Minas