Formação artística terá novo espaço em Belo Horizonte

A Fundação Clóvis Salgado (FCS) inaugura na próxima segunda-feira a nova unidade do Centro de Formação Artística e Tecnológica, o Cefart Andradas, em Belo Horizonte. O espaço representa um importante avanço no ensino da arte em Minas Gerais e será mais um canal de interlocução entre diferentes linguagens artísticas, produção e fomento à cultura.
A unidade vai dividir com o Palácio das Artes as atividades das escolas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Tecnologia da Cena. Até recentemente o Cefart utilizava alguns camarins do Grande Teatro, adaptados como salas de aula.
O local vai abrigar também o Teatro João Das Neves, uma homenagem ao dramaturgo, diretor e ator João das Neves, grande referência do teatro brasileiro, falecido em 2018. Outra novidade é a transferência do Centro Técnico de Produção e Formação Raul Belém Machado (CTPF-RBM), que deixa os galpões em Marzagão/Sabará, para ocupar dois andares neste novo endereço.
Localizado em espaço nobre, ao lado da Serraria Souza Pinto e do Viaduto Santa Tereza, o Cefart Andradas possui 3.300 metros quadrados, em quatro andares que, com algumas readequações, serão utilizados como salas de aula, estúdios de dança e espaço para ensaios e oficinas de figurinos, adereços e cenários para as diferentes produções artísticas da FCS.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O prédio, que anteriormente pertencia ao Departamento Estadual de Telecom de Minas Gerais (Detel-MG), foi cedido pelo governo do Estado à FCS e, agora, será transformado em um espaço múltiplo e diverso, podendo atender às diferentes demandas de criação, produção e formação.
De acordo com o Cefart, Vilmar Souza, essa inauguração é resultado e um importante símbolo das grandes transformações implementadas no Cefart a partir de 2015. “A inauguração do Cefart Andradas é consequência direta de todas as mudanças que vêm ocorrendo desde o início da atual gestão. Passamos de três para cinco escolas de arte e um número ainda maior de atividades realizadas. Com esse novo espaço, conseguimos atender às demandas de todos os nossos alunos”, diz o diretor.
Segundo Souza, foi a partir dessa gestão que o Cefart passou a ofertar, também, cursos complementares e de formação para o público externo. “A unidade Andradas permite ampliar ainda mais nosso repertório e ofertar atividades que vão desde o ensino artístico às práticas direcionadas ao mercado cultural profissional”, destaca.
Programação – No dia da inauguração, todos os ambientes do Cefart Andradas estarão ocupados com atividades e intervenções artísticas dos alunos. Inicialmente, haverá um cortejo, conduzido pelo ex-aluno da Residência Artística do Cefart, Thiago Amador e seu “Palhaço Amador”, que conduzirá o público por todas as dependências do prédio.
No andar térreo, um café vai reunir o público em torno do mobiliário do Centro Técnico de Produção e Formação Raul Belém Machado – CTPF-RBM, que era usado em Sabará e que agora passará a funcionar na unidade Andradas.
Ao lado desse espaço, estará aberta à visitação uma exposição de Cartazes e Programas do Cefart, registrando todas as atividades realizadas entre 2015 e 2018. A produção e a curadoria dessa mostra ficaram a cargo dos alunos da Escola de Artes Visuais. (As informações são da Agência Minas)
Ouça a rádio de Minas