Economia

Fragrâncias masculinas puxam alta de 22% no mercado de beleza de prestígio em Minas

Marcas como Dior, Lancome, Carolina Herrera e Chanel fazem parte do levantamento
Fragrâncias masculinas puxam alta de 22% no mercado de beleza de prestígio em Minas
Perfumes masculinos se destacaram com um crescimento de 26% em valores | Foto: Site Adobe Stock

O mercado de beleza de prestígio registrou uma alta de 22% nas vendas em maio deste ano, segundo dados apurados pela Circana, escritório global especialista em datatech no âmbito do consumo. O resultado parte de uma comparativo realizado com os dados obtidos em maio de 2023 e maio de 2024, e leva em consideração a performance de marcas do segmento como Dior, Lancome, Carolina Herrera e Chanel. As transações resultaram em R$ 15,6 milhões ao setor no Estado este ano.

Leia também: Gigantes do varejo revelam perfumes mais procurados

Durante o mês de maio de 2024 foram vendidos aproximadamente 42 mil produtos, quantidade alavancada principalmente pela categoria de fragrâncias. Segundo o levantamento, os perfumes masculinos se destacaram com um crescimento de 26% em valores, e 16% em unidades, também dentro da mesma comparação com maio do ano passado.

Seguida das fragrâncias para os homens, as maquiagens aportaram com um crescimento de 24% em valores, e 13% a mais em unidades, sendo uma das categorias mais representativas para Minas Gerais.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Maquiagem
As maquiagens representam a segunda categoria mais vendida entre os itens de prestígio | Foto: Reprodução Adobe Stock

No caso das fragrâncias femininas, a categoria performou com uma alta de 19% em valores, e crescimento de 8% em unidades. No entanto, o resultado ficou abaixo da performance total do mercado.

Valorização do dólar favoreceu as vendas

Esse maior faturamento para o setor em Minas Gerais ocorre por fatores como as sequenciais disparadas do dólar, conforme explica a diretora de Contas de Varejo, Ana Claudia Weber.

“A categoria de beleza seletiva é a que mais cresce no mundo e o Brasil acompanhou essa tendência, impulsionado principalmente pela relevância que essas categorias e marcas têm nas redes sociais. O crescimento em faturamento é ainda superior devido ao aumento dos preços com a valorização do dólar. No entanto, o crescimento em unidades de todas as categorias segue muito representativo, mostrando o potencial deste mercado”, pontua.

Segundo a especialista, o bom desempenho do setor de prestígio no varejo mineiro ocorre em resposta aos investimentos, apostas ou novidades lançadas por empreendimentos do mercado da beleza no Estado.

“Minas Gerais tem um desempenho maior que o total do mercado brasileiro, visto que é uma região onde os varejistas têm aberto novas portas nos últimos anos e investido no desenvolvimento deste mercado”, conclui.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas