Economia

Galo gigante com aço da Aperam é inaugurado na Arena MRV

Com oito metros de altura e 13 toneladas, escultura de aço do galo instalada na Arena MRV promete ser um novo cartão-postal de Belo Horizonte
Galo gigante com aço da Aperam é inaugurado na Arena MRV
Foto: Thyago Henrique / Diário do Comércio

Foi inaugurado nesta terça-feira (29), na Arena MRV, o Galo Inox Aperam, escultura de dimensões gigantescas feita de aço, que promete ser o mais novo cartão-postal de Belo Horizonte, atraindo os olhares de apaixonados por futebol e visitantes em dias de jogos, shows e lazer.

Instalada em frente à entrada principal da esplanada do estádio, a estrutura possui oito metros de altura, 13 toneladas e quatro mil penas, com peças que variam de seis centímetros a sete metros – a menor fica na crista do galo e a maior, na cauda. A base da obra é o escudo do Clube Atlético Mineiro, formado por um mosaico de mais de 200 peças.

Idealizado pelo arquiteto mineiro Joel Lima, o projeto ganhou vida após sete meses de trabalho, com cem pessoas envolvidas. A ideia inicial surgiu em 2022, após a Aperam entrar em contato com o clube buscando participar da construção da Arena MRV. O monumento foi doado pela siderúrgica, que tem raízes no Vale do Aço, em Minas Gerais.

Leia também: Arena MRV, do Atlético, é o estádio de Série A com menos bares e restaurantes no entorno

O diretor-presidente da Aperam South America, Frederico Ayres Lima, destaca que a empresa tem como estratégia aumentar o consumo de aço inox no Brasil, que ainda é baixo, mas tem um grande potencial de crescimento. Para isso, procura dar exposição ao produto, participando de obras emblemáticas, como a da Torre Alta Vista, na divisa da Capital com Nova Lima, e dos estádios Allianz Parque, em São Paulo, e Castelão, em Fortaleza.

Embora existam esculturas de aço em outras arenas pelo mundo, o Galo Inox foi a primeira feita com material da Aperam, o que abre oportunidades para projetos semelhantes. Conforme o executivo, boas ideias, que tragam visibilidade ao produto, são bem-vindas.

“Quando vimos a Arena MRV surgindo, como um marco para a cidade, falamos: ‘temos que estar presentes também’. Fizemos reuniões com a equipe da Arena, escolhemos o que faríamos e, posteriormente, o artista plástico, e hoje temos essa bela escultura”, afirma o executivo.

Escultura ‘feita para durar’

Por ter características como versatilidade e durabilidade, o aço inox é uma matéria-prima ideal para obras e monumentos, principalmente quando expostos ao ar livre. Por isso, vem sendo muito utilizado por arquitetos e artistas brasileiros e internacionais.

De acordo com o diretor-comercial da Aperam, Rodrigo Damasceno, no Galo Inox Aperam, a empresa usou o aço 304, produto mais difundido que existe do inox, que serve para inúmeras aplicações, desde moeda a sistemas de extração de petróleo.

“O aço 304 é um produto com uma liga rica, padrão de níquel e cromo, muito maleável, super versátil, com propriedades mecânicas muito boas. Dura a vida inteira, basta ter um bom cuidado, que nada mais é que lavar com água e sabão”, sublinha Damasceno.

Público já pode visitar o Galo Inox Aperam

Atleticanos e demais interessados em conhecer o Galo Inox Aperam já podem visitá-lo na Arena MRV, localizada no bairro Califórnia, na região Noroeste de Belo Horizonte. A esplanada do estádio, fechada enquanto a escultura do mascote do Atlético era instalada, está aberta para visitação todos os dias, das 7h às 19h.

Para o CEO do Atlético, Bruno Muzzi, a estrutura é um marco para a Arena, e mais um dos atrativos do estádio para o público. O diretor-presidente da Aperam, Frederico Ayres Lima, reforça dizendo que todo belo-horizontino terá que tirar uma foto em frente ao monumento.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas