Gasmig lança edital para levar gás biometano para o Triângulo Mineiro

Com objetivo de abastecer o Triângulo Mineiro com gás, a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) abriu chamada pública, na sexta-feira (30), para aquisição de biometano e lançou edital para manifestação de interesse na construção de gasodutos na região, para conectar produtores do biocombustível aos seus clientes no mercado livre.
A chamada pública é focada na distribuição do biocombustível pela estatal ao mercado consumidor da região. Já o edital, busca a conexão de unidades produtoras a seus clientes, por meio de infraestrutura a ser construída pela companhia, através de redes dedicadas ou redes locais de gasoduto.
A Gasmig visa preencher uma lacuna de infraestrutura energética da região, que não conta com suprimento de gás via gasoduto. Esse biocombustível, por sua vez, extraído a partir da purificação do biogás, gerado pela decomposição de matéria orgânica, tem possibilidade de ser produzido localmente.
“O Triângulo Mineiro representa cerca de 15% do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado e é um grande polo econômico que hoje não é abastecido por gás natural. Então, é uma área que precisamos dar total atenção”, declarou o presidente da Gasmig, Carlos Colón.
A atividade agropecuária é um potencial produtor de biometano e tem forte presença no Triângulo Mineiro. A iniciativa da estatal é baseada em estudos que mapearam a demanda potencial e identificaram vários possíveis clientes na região, sobretudo na indústria, abastecida, entre outras fontes, pelo Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).
“Temos total interesse em biometano, que é um combustível completamente renovável, tem possibilidade de produção local. Então assim, é um atributo que não só tem uma atratividade do ponto de vista ambiental, mas também ajuda a desenvolver a economia local”, disse Colón.
Ele destacou que a estatal mineira é uma grande apoiadora do mercado livre de gás e, por isso, com o edital de manifestação de interesse, busca viabilizar o fornecimento de biometano para aqueles produtores do Triângulo Mineiro, com dificuldade de transportar o insumo a seus clientes.
“Se alguém tem interesse em fazer essa transação, nós temos interesse de conversar para ver se podemos viabilizar isso via gasoduto, ao invés de dar uma opção tradicional, que seria a entrega por caminhão”, explica Colón.
Gasmig negocia fornecimento de biometano
O presidente da Gasmig destaca que o gás biometano é uma estratégia fundamental para impulsionar o Plano de Ação Climática de Minas Gerais, uma vez que o uso dessa energia renovável e de baixa emissão é uma alternativa para diversificar a fonte de energia e incentivar o processo de descarbonização da economia.
Esta é a segunda chamada pública para aquisição de biometano aberta pela Gasmig. A primeira foi em novembro de 2023 e não era focada em uma região específica, como a de agora, voltada para o Triângulo Mineiro.
Na primeira, as empresas apresentaram propostas para fornecimento do biocombustível, seja interligado a uma unidade de produção em Minas Gerais ou disponibilizado nos pontos de entrega no Estado, atendidos pelo sistema de transporte de gás natural da Nova Transportadora do Sudeste (NTS).
Essa primeira chamada pública para aquisição de biometano da Gasmig continua aberta para o recebimento de propostas dos fornecedores. O presidente da estatal revelou que a empresa recebeu algumas propostas e está em negociação, mas sem nenhum contrato fechado ainda.
Ouça a rádio de Minas