Economia

Gasoduto Centro-Oeste da Gasmig tem licenciamento aprovado pelo Copam

Até dezembro de 2024 104 km da rede foram construídos
Gasoduto Centro-Oeste da Gasmig tem licenciamento aprovado pelo Copam
Foto: Ascom/Gasmig

As obras de implantação do gasoduto Centro Oeste, da Companhia de Gás de Minas Gerais  (Gasmig), que engloba as linhas laterais de Betim, Itaúna e Divinópolis tiveram o licenciamento ambiental aprovado por unanimidade pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam). Agora, a Gasmig vai emitir as autorizações para que as obras sejam iniciadas nesses municípios.

O presidente da Gasmig, Carlos Camargo de Colón, comemorou a aprovação e afirmou que o resultado valida o compromisso da Companhia com o meio ambiente. “A proteção do meio ambiente está no DNA de nossa empresa. Sempre trabalhamos para minimizar qualquer impacto no meio ambiente, adotando medidas mitigadoras eficazes e atentos às demandas da sociedade”, ressaltou.

Com previsão de início imediato, a intenção é que as obras da linha principal do gasoduto da Gasmig, chamada de Linha Tronco, sejam concluídas em julho deste ano. Já o término das obras das linhas laterais, devem ser encerradas no segundo semestre de 2026.

“Estas obras são um marco para a Companhia. O gás natural é sinônimo de competitividade. Somos uma Companhia que investe no desenvolvimento da sociedade e sabemos que o gasoduto vai gerar muitos empregos”, explicou Colón.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Projeto Centro-Oeste

O Projeto Centro-Oeste prevê a ampliação do sistema de distribuição de gás natural (SDGN) da Gasmig em cerca de 300 km, e sua implantação se dará em etapas, com as obras iniciadas no 1º semestre de 2024 e duração estimada de 24 meses.

Ao todo, serão investidos aproximadamente R$ 800 milhões no Gasoduto da Gasmig. A nova rede vai passar por Sarzedo, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme e Itaúna até chegar a Divinópolis. 

Até dezembro de 2024 foram construídos 104 km da rede, dos quais cerca de 92,2 km são da Linha Tronco. Já foram iniciadas as obras da Linha Lateral Igarapé-São Joaquim de Bicas, com construção de cerca 4,3 km. As redes dos municípios de Sarzedo e Juatuba, também já tiveram seu início, totalizando 7 km de rede construídas.

Leia também: Petrobras reduz preço do gás natural a distribuidoras em 1%

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas