Gasoduto Centro-Oeste da Gasmig tem licenciamento aprovado pelo Copam

As obras de implantação do gasoduto Centro Oeste, da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), que engloba as linhas laterais de Betim, Itaúna e Divinópolis tiveram o licenciamento ambiental aprovado por unanimidade pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam). Agora, a Gasmig vai emitir as autorizações para que as obras sejam iniciadas nesses municípios.
O presidente da Gasmig, Carlos Camargo de Colón, comemorou a aprovação e afirmou que o resultado valida o compromisso da Companhia com o meio ambiente. “A proteção do meio ambiente está no DNA de nossa empresa. Sempre trabalhamos para minimizar qualquer impacto no meio ambiente, adotando medidas mitigadoras eficazes e atentos às demandas da sociedade”, ressaltou.
Com previsão de início imediato, a intenção é que as obras da linha principal do gasoduto da Gasmig, chamada de Linha Tronco, sejam concluídas em julho deste ano. Já o término das obras das linhas laterais, devem ser encerradas no segundo semestre de 2026.
“Estas obras são um marco para a Companhia. O gás natural é sinônimo de competitividade. Somos uma Companhia que investe no desenvolvimento da sociedade e sabemos que o gasoduto vai gerar muitos empregos”, explicou Colón.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Projeto Centro-Oeste
O Projeto Centro-Oeste prevê a ampliação do sistema de distribuição de gás natural (SDGN) da Gasmig em cerca de 300 km, e sua implantação se dará em etapas, com as obras iniciadas no 1º semestre de 2024 e duração estimada de 24 meses.
Ao todo, serão investidos aproximadamente R$ 800 milhões no Gasoduto da Gasmig. A nova rede vai passar por Sarzedo, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme e Itaúna até chegar a Divinópolis.
Até dezembro de 2024 foram construídos 104 km da rede, dos quais cerca de 92,2 km são da Linha Tronco. Já foram iniciadas as obras da Linha Lateral Igarapé-São Joaquim de Bicas, com construção de cerca 4,3 km. As redes dos municípios de Sarzedo e Juatuba, também já tiveram seu início, totalizando 7 km de rede construídas.
Leia também: Petrobras reduz preço do gás natural a distribuidoras em 1%
Ouça a rádio de Minas