Gastronomia mineira é protagonista de premiação em BH

A cozinha mineira, um dos maiores atrativos turísticos do Estado, ganha um evento para reforçar sua identidade e importância no cenário nacional: o Prêmio Cumbucca de Gastronomia.
A iniciativa, realizada pela plataforma Cumbucca, com patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Belotur, foi lançada nesta terça-feira (03) no Novotel Savassi, região Centro-Sul da Capital. O Prêmio, que vai até o dia 24 de outubro, conta com participação popular e avaliação de especialistas, que irão decidir os melhores do ano de cada categoria, que envolvem desde produtos e iniciativas, até profissionais da área e empreendimentos da gastronomia mineira.
Entre as novidades estão a estreia de categorias como torresmo, beira de estrada e influencer de gastronomia. Os jurados irão apontar também as suas preferências em 50 categorias, incluindo ícone de BH, estufa, fora da rota, PF e melhor chef mulher, sendo a última, parte de uma proposta da organização em promover a equidade no Prêmio.
Segundo o jornalista e curador da iniciativa, Rafael Rocha, o Prêmio Cumbucca busca fomentar a gastronomia local, democratizar o acesso e ampliar o desenvolvimento do setor em Minas. “Queremos abranger iniciativas gastronômicas que nem sempre estão nos holofotes da mídia, tanto na capital quanto no interior do Estado. BH é imensa, Minas é gigantesca e nosso trabalho é infinito”, afirma.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".

Além da proposta de experiência gastronômica, o Prêmio surge como uma importante ferramenta de valorização e promoção da cultura alimentar mineira no Brasil. A ideia, segundo Marcelo Wanderley, diretor-geral da Cumbucca e realizador do prêmio, é ressaltar Belo Horizonte como a capital da gastronomia no País. “Termos um prêmio ousado e robusto vai ser mais um tijolo nessa importante trilha que o segmento do turismo gastronômico está percorrendo por aqui”, destaca.
Confira o vídeo de divulgação:
Ouça a rádio de Minas