Economia

Micro e minigeração distribuída: número de usinas sobe 32% em Minas Gerais

Estado registrou 23.765 instalações no primeiro quadrimestre deste ano, que adicionaram 269,7 megawatts de potência ao sistema
Micro e minigeração distribuída: número de usinas sobe 32% em Minas Gerais
Na micro e minigeração distribuída, o consumidor gera sua própria energia elétrica | Foto: Reprodução Adobe Stock

De janeiro a abril deste ano, Minas Gerais registrou a instalação de 23.765 novas usinas de micro e minigeração distribuída de energia elétrica (MMGD). Isso resultou uma expansão de 269,7 megawatts (MW) de potência no quadrimestre, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Frente ao mesmo período de 2024, os números do Estado representam aumento de 32% no número de instalações realizadas, mas uma queda de 7,6% na expansão de potência de micro e minigeração distribuída de eletricidade.

No período, Minas Gerais foi o segundo estado brasileiro com mais sistemas instalados e em expansão de potência deste segmento de energia. Nos primeiros quatro meses do ano, São Paulo liderou os dois quesitos, com 46.876 novas usinas e adição de 412,2 MW.

Na micro e minigeração de geração distribuída, o consumidor gera sua própria energia elétrica e lança o excedente de energia na rede de distribuição, que, no caso do Estado, é a rede da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), para usar nos momentos em que não há mais produção. O excedente exportado na rede da estatal é transformado em créditos de energia, que podem ser utilizados pelo consumidor para abatimento do valor da conta de luz.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A microgeração distribuída ocorre em centrais geradoras com potência instalada de até 75 quilowatts (kW). Já a minigeração distribuída é para centrais com potência acima de 75 kW até 3 MW, ou até 5 MW em situações específicas.

Quase 90% das usinas mineiras deste segmento instaladas neste ano são da modalidade de geração na própria Unidade Consumidora (UC), a mais comum, em que o sistema de geração de energia elétrica é instalado no mesmo endereço e no mesmo ponto de conexão com a rede de distribuição do local de consumo.

O autoconsumo remoto é o segundo modelo de geração mais utilizado pelos novos sistemas de Minas Gerais em 2025, quando um único sistema, instalado em uma unidade consumidora, é usado para gerar créditos para abater o valor da conta de luz em mais de uma UC, desde que essas unidades pertençam ao mesmo titular da usina de energia e que estejam na rede de distribuição da mesma concessionária.

Quase todas das mais de 270,7 mil novas usinas de MMGD instaladas no País, no primeiro quadrimestre deste ano, geram energia integralmente a partir de painéis solares fotovoltaicos. Apenas três são eólicas e duas são usinas termelétricas. Os novos sistemas acrescentaram 2,9 gigawatts (GW) de potência no sistema de eletricidade no País.

Expansão em abril abaixo da média de Minas Gerais no ano

Especificamente em abril, foram instaladas 5.820 novas usinas de micro e minigeração em território mineiro, que resultaram numa potência 51,1 MW maior no Estado. Assim como no acumulado do ano, em abril, Minas Gerais foi a segunda unidade federativa com mais sistemas instalados e em expansão de potência do segmento, novamente atrás de São Paulo.

O resultado mensal na instalação de sistemas voltou a se aproximar da média do Estado neste ano, mas se distanciou em relação à potência expandida. Minas Gerais tem instalado cerca de 5,9 mil novas usinas de micro e minigeração distribuída de energia elétrica por mês, com uma média de expansão de potência de 67,4 MW.

No quarto mês do ano, o desempenho mineiro no segmento foi 19,3% maior que o registrado em março, em relação ao número de novas usinas, quando foram instalados 4.878 sistemas, mas 9,8% menor na comparação da expansão de potência, quando foram adicionados 56,7 MW em MMGD no mês anterior.

Em número de sistemas criados por mês, o melhor desempenho de Minas Gerais em 2025 foi registrado em fevereiro (6,7 mil). Já em relação à potência expandida, o maior incremento foi apurado em janeiro (84,5 MW).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas