Da Geração Silenciosa à Z: conheça o comportamento de cada consumidor

Com as mudanças nos padrões de consumo, sobretudo no setor de varejo, as empresas do segmento precisam estar atentas aos novos comportamentos dos consumidores de cada geração.
Especialistas avaliam que houve uma passagem de um modelo relacional tradicional, focado no atendimento direto e personalizado, para um modelo transacional, baseado em preços e promoções.
Atualmente, estamos na era do modelo relacional digitalizado, no qual a personalização por meio da tecnologia se torna fundamental. “A abordagem superficial já não é mais suficiente; a personalização é essencial”, afirma o presidente da Febrafar e da Farmarcas, Edison Tamascia.
É importante que os varejos busquem soluções para a nova realidade, compreendam profundamente a jornada do consumidor, integrem diferentes canais e enfatizem a digitalização para modernizar o setor. O modelo omnichannel, por exemplo, que integra diferentes canais de atendimento, é uma necessidade.
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Varejo deve considerar diversidade geracional e a adaptação tecnológica
Dos chamados Baby Boomers até a Geração Alpha, cada grupo geracional apresenta comportamentos de consumo distintos. Por isso, é fundamental que as empresas do setor varejista tenham uma abordagem flexível.
Características de cada grupo:
- Geração Silenciosa (nascidos antes de 1946) – Valoriza a estabilidade e a confiança em suas escolhas de compra. Apostam em marcas que conhecem há anos. Costumam fazer compras em lojas físicas, com um consumo conservador, evitando inovações;
- Baby Boomers (1946-1964) – Optam por produtos de alta qualidade e durabilidade, compram em lojas físicas e apreciam a oportunidade de ver e tocar os produtos antes de comprar;
- Geração X (1965-1980) – Público que pesquisa extensivamente antes de fazer uma compra, com fontes on-line e offline;
- Millennials (1981-1996) – Valorizam a conveniência e a experiência do consumidor, optando por comprar on-line, com forte presença no digital;
- Geração Z (1997-2012) – Esse público é altamente digital e faz a maioria de suas compras on-line, sobretudo com dispositivos móveis, além de valorizarem a personalização.
Colaborador
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