Economia

Geração Z prioriza mobilidade na hora de adquirir veículo

De acordo com levantamento, 60% dos entrevistados destacaram preferência para a liberdade de ir e vir
Geração Z prioriza mobilidade na hora de adquirir veículo
Geração Z está disposta a desembolsar entre R$ 20 mil e R$ 35 mil na compra de um carro | Crédito: Charles Silva Duarte / Arquivo Diário do Comércio

A maioria dos jovens da Geração Z considera a mobilidade como o fator mais importante na hora de adquirir um veículo. Em pesquisa realizada pela plataforma de compra e venda on-line OLX, 60% dos entrevistados justificaram a preferência à liberdade de ir e vir.

O levantamento ainda apontou que esse público, com idades entre 18 e 28 anos, tende a ser mais cauteloso na busca por informações antes de adquirir um carro. Entre os entrevistados, 76% afirmaram que estão dispostos a esperar para realizar o sonho de comprar seu próprio veículo.

A OLX ouviu 300 jovens, sendo 52% mulheres e 48% homens. Dentre eles, 48% eram do Sudeste, 23% do Nordeste, 15% do Sul e 7% do Centro-Oeste e Norte. Além disso, 55% ainda não possuem um carro, contra 45% que já têm.

Entre os jovens que estão em busca de seu primeiro veículo, o pagamento à vista é o formato mais cotado, com 42% dos entrevistados. Outros 32% optam por financiamento parcial e 17% preferem pagar com financiamento total. Apenas 7% seriam leasing ou consórcio.

Carros até R$ 35 mil atraem maior interesse

Quanto ao preço que essa parcela da Geração Z está disposta a desembolsar em uma compra, mais da metade (55%) revelou que está buscando valores entre R$ 20 mil e R$ 35 mil. Em seguida, vêm os preços entre R$ 35 mil e R$ 52 mil, com 25% dos entrevistados. Somente 3% aceitariam pagar mais de R$ 100 mil em um automóvel.

No caso daqueles que já possuem seu próprio carro, 45% relataram que o adquiriram com recursos próprios e pagamento à vista. Outros 25% optaram pelo financiamento em sua totalidade e 21% parcialmente. Ainda tiveram aqueles que foram presenteados ou ganharam em um sorteio (6%) ou compraram via leasing/consórcio (3%).

No caso desses jovens, 38% pagaram entre R$ 20 mil e R$ 35 mil. Outros 19% pagaram de R$ 35 mil a R$ 51 mil; e 16% quitaram seus carros por R$ 67 mil a R$ 83 mil.

Entre eles, o estudo mostra que 64% não têm interesse em vender o seu carro, contra 36% que demonstraram essa vontade. Dos interessados na venda de seus veículos, 69% apontam a compra de um modelo mais novo, outros 25% comprar um carro 0 km e 19% desejam comprar um modelo mais barato como os motivos.

Sedan é preferido da Geração Z

O modelo que mais chama a atenção da Geração Z no momento da compra é o Sedan, com 45% dos interessados. Ele é seguido pelos modelos Hatch (22%), esportivos (20%) e SUVs (17%). Já as picapes e as vans ou minivans aparecem com 2% cada.

Os veículos Sedan e Hatch tendem a ser os mais apontados também para aqueles que ainda não efetuaram a compra, com 35% e 22%, respectivamente. Em terceiro lugar vêm os modelos esportivos, com 20% desses jovens.

Para os entrevistados com pretensões de comprar seu carro próprio, o destaque ficou para os usados com mais de quatro anos (37,5%) e os zero Km (35%). Já os seminovos, com até três anos de uso, foram apontados como os menos procurados, com apenas 27,5% dos interessados.

A pesquisa ainda revelou que a maioria das pessoas da Geração Z que já é dona de um automóvel (53%) deu preferência para aqueles à gasolina. Outros 37% optaram pelo álcool e 19% preferiram o Flex. Além disso, os modelos híbridos e elétricos ainda são uma realidade para apenas 13% desse público.

Por outro lado, entre os jovens que ainda vão comprar o veículo, 42% apontam um carro Flex como um dos quesitos fortes para aquisição. Outros 40% destacaram a gasolina, 27% o híbrido e 22% o elétrico. “Vemos um potencial das novas tecnologias sustentáveis entre a Geração Z, que apresenta um apetite pelos híbridos e elétricos”, comenta o vice-presidente de Autos da OLX, Flávio Passos.

Finanças estão entre maiores desafios para compra

O maior problema relatado pelos jovens na hora de adquirir o carro próprio tem sido a questão financeira. Mas ela não é a única. A falta de habilitação, o desemprego, a facilidade em usar o carro de amigos e familiares ou a possibilidade de fazer outros planos com o dinheiro que seria usado na compra do veículo são alguns dos outros impeditivos citados.

Na visão de Passos, é preciso ter atenção às questões que envolvem o preço. “Comprar carros usados é um processo que exige cautela, mas que pode trazer grande economia. Especialmente em um momento como o atual, em que lidamos com valores elevados no mercado automotivo e escassez de crédito para financiamentos. O investimento neles tem se mostrado uma escolha inteligente”, pontua.

Considerando que a maioria ainda não possui um veículo próprio, o levantamento buscou saber quais são as formas utilizadas para o deslocamento dessas pessoas durante o dia.

Nesse caso, 76% disseram que se deslocam a pé e 57% por transporte público. Além disso, 42% se locomovem por carros de aplicativo, 37% carona de amigos e família, 29% utilizam bicicleta e 4% citaram outras formas.

Segurança

As compras por meio de classificados on-line (51%) ou diretamente com o proprietário (39%) foram as opções consideradas mais seguras para a realização da intermediação.

Essa realidade se repete se considerar a parcela que ainda pretende ter seu carro próprio. A maioria (62%) também irá adotar como medida de segurança comprar o carro por meio de classificados on-line. Outros 50% pretendem negociar diretamente com o vendedor, contra 37% que optará por negociar por plataformas de compra.

A pesquisa da OLX ainda apontou que 63% das pessoas com idades entre 18 e 28 anos possuem o serviço de seguro de carro. Dentre eles, a maioria (70%) conta com seguro completo.

Dentre aqueles que possuem seu veículo, na hora de guardar o carro, 78% dos entrevistados possuem uma garagem própria em suas moradias. Outros 10% alugam o espaço, 7% tem estacionamento particular e 5% tendem a deixar seus veículos na rua.

Já sobre estacionar o veículo nas saídas de casa, 46% dos jovens revelam que costumam deixar o veículo no estacionamento do local de destino, 40% na rua e apenas 14% em estacionamento particular.

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