Governo anuncia isenção de impostos para frear a inflação

O governo federal anunciou nesta terça-feira (21) a isenção de impostos sobre a importação de sete itens bastante consumidos pelos brasileiros: açúcar, café moído, etanol, macarrão, margarina, óleo de soja e queijo.
Apesar disso, especialistas avaliam que zerar o imposto para incentivar a competitividade e o suprimento dos produtos de outros países não irá resolver a alta inflacionária que atinge o País e corrói o poder de compra da população, principalmente porque todo o mundo vive sob a instabilidade da guerra na Ucrânia e a alta de commodities.
De acordo com a gerente de economia da Fiemg, Daniela Brito, os preços podem cair em um primeiro momento com o aumento da oferta de produtos no território nacional. No entanto, preços mais baixos consequentemente irão aquecer a demanda, trazendo um novo desequilíbrio e aumento de preços por força da busca aumentada pelos produtos no mercado.
Entre os produtos que mais sofreram nos últimos meses com a inflação está o etanol que, de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado de Minas Gerais, terá impactos quase que imperceptíveis, uma vez que os preços do produto dependem de outros fatores.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Para o setor sucroenergético, responsável pela produção do etanol e do açúcar, a medida foi recebida com manifestações contrárias, principalmente porque os Estados Unidos, país que compete com o Brasil na exportação do excedente de produção, não fará aberturas comerciais e poderá lucrar com a janela de importação brasileira.
Leia a matéria completa na próxima edição do DC
Ouça a rádio de Minas