Governo anuncia R$ 2 bi para modernizar rodovias mineiras
Representando 16% da malha rodoviária do País, as estradas mineiras vão passar por intenso trabalho de requalificação entre este e o próximo exercício. Ao todo, serão investidos R$ 2,15 bilhões em pavimentação, construção de pontes e recuperação funcional das rodovias que cortam Minas Gerais.
Batizado de Provias, é o maior pacote de obras rodoviárias da última década na malha mineira e será executado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) juntamente com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG).
Serão 55 obras de recuperação funcional em 1.770 quilômetros e 44 empreendimentos, pavimentações e construção de pontes, que somam cerca de outros 807 quilômetros. Do total a ser investido nas intervenções, 70% – R$ 1,4 bilhão – vêm do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem da mineradora em de Brumadinho, na RMBH. O restante dos recursos virá do termo de ajustamento de conduta da Fundação Renova (R$ 120 milhões), de emendas parlamentares, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.
O Provias inclui rodovias estaduais e também alguns trechos federais que estão sob gestão do Estado.
Durante a solenidade de lançamento do programa, o governador Romeu Zema (Novo) admitiu que, se não fosse o acordo, os investimentos seriam menores. Ele também ressaltou que as melhorias são feitas mesmo diante da complicada situação financeira de Minas Gerais.
“Uma malha viária do tamanho da de Minas Gerais e com os recursos disponíveis, não se recupera rapidamente. E essa recuperação está sendo proporcionada em boa parte pelo Termo de Reparação assinado com a Vale. Se dependêssemos apenas do caixa do Estado, estaríamos fazendo menos, embora tenhamos realizado investimentos e melhorias mesmo com grandes dificuldades financeiras, o que mostra que não é só dinheiro que resolve. É preciso de gente competente, além de comprometimento, planejamento e método de trabalho. E estamos provando que gestão e responsabilidade faz uma diferença enorme”, afirmou.
Reflexos econômicos
Zema também enalteceu os reflexos econômicos esperados a partir das melhorias que o Provias promete trazer à infraestrutura estadual. A expectativa é que sejam gerados pelo menos 8 mil empregos diretos e 24 mil indiretos com a execução das obras, bem como a atração de novos investimentos privados. O programa ainda tem potencial de adicionar ao Produto Interno Bruto (PIB) mineiro o montante de R$ 1,3 bilhão e aumentar a arrecadação com impostos indiretos em cerca de R$ 225 milhões.
O governador chegou a citar que já ouviu de investidores o desinteresse por Minas Gerais em função da precariedade da malha rodoviária e que já sentiu vergonha ao trafegar pelas estradas mineiras. Segundo ele, o programa representa um ponto de inflexão no Estado, pois, ao invés de nossas rodovias estarem apenas deteriorando, daqui para frente elas começam também a melhorar.
“Vai levar tempo, mas vai mudar a realidade das rodovias mineiras. Mais investimento em estradas significa melhoria na segurança, redução de acidentes, mais atração de investimentos, geração de renda e empregos. Muitas empresas falam que é difícil investir em Minas ou em determinadas regiões do Estado, em função da infraestrutura precária. As empresas querem ter a segurança de que seus produtos chegarão em condições de serem distribuídos. O contrário se torna um obstáculo, você começa a ter perda e encarecimento da produção porque parte dos produtos chega danificado”, completou.
Demanda represada
De maneira complementar, o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, explicou que o Provias atenderá a uma demanda que está represada há décadas e que nas gestões anteriores não existia um programa estruturado para a recuperação da malha mineira – tão deteriorada.
“O estado que nossas rodovias se encontram se deve aos anos de abandono, falta de gestão e planejamento. Quando chegamos, encontramos apenas contratos de manutenção, mas nada que envolvesse planejamento de longo prazo e ou que fosse dedicado à recuperação do pavimento e melhora da sinalização. Agora teremos um programa amplo, cuja primeira etapa, neste ano, vai contemplar 50% das estradas em más condições. E o restante está previsto para o ano que vem”, explicou.
Marcato detalhou que as ações do Provias se dividem em dois eixos: recuperação funcional, com objetivo de promover melhorias no pavimento das estradas em pior estado de conservação; e pavimentação e construção de pontes, com foco em viabilizar novas ligações entre importantes regiões de Minas Gerais.
“Em 2022 e 2023, zeramos o déficit de estradas ruins no Estado de maneira definitiva. Recebemos um legado de estrada esburacada e sem dinheiro e vamos deixar estradas recuperadas e recursos equacionados. Isso reduz o custo de ações de tapa-buraco e de manutenção”, finalizou.
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